Logo da CBIC
09/08/2021

Artigo – À espera do estudante  

Leonardo Baggio é vice-presidente de Locação do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR)

O estudante sempre teve um papel muito importante para a sociedade curitibana, afinal, Curitiba é um polo de educação desde a fundação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1912. Não apenas pela efervescência acadêmica que movimenta a cidade, mas também pelo aspecto econômico, que repercute no mercado imobiliário.

Um dos reflexos da pandemia do Covid-19, há quase um ano e meio, foi a paralização das aulas presenciais e, desta forma, a migração estudantil que movimentava o mercado de locações curitibano cessou, deixando uma importante fatia do mercado praticamente estagnada, principalmente, aqueles imóveis localizados estrategicamente próximos as universidades e concebidos visando a ocupação por estudantes.

Durante este período, muitos locadores sofreram com as incertezas, já que não havia definição de volta às aulas presenciais, e o prejuízo de ter seus imóveis, até então disputados, fechados acumulando custos como os de condomínio, segurança entre outros.

No entanto, o mercado está bastante otimista com as últimas notícias e com os novos números da pandemia. Os decretos municipais e estaduais estão mais brandos, permitindo até o retorno de atividades presenciais antes proibidas, a vacinação tem acontecido em um ritmo considerado satisfatório e tivemos até a realização do vestibular da UFPR, realizado presencialmente. Todos esses fatores nos levam a acreditar que estamos próximos a retomada de uma vida muito próxima ao normal, trazendo otimismo a todo o mercado.

A expectativa para as próximas semanas é ótima. Seguimos à espera dos estudantes para movimentar Curitiba, o segmento de locação, e toda essa engrenagem da economia que gera empregos, renda e uma sociedade mais preparada para que, no futuro, novas epidemias possam ser evitadas ou solucionadas ainda mais rápido, e que o entendimento da sociedade evolua e aprendamos as lições que devem ser aprendidas com todas as situações pelas quais passamos no último ano.

*Artigos divulgados neste espaço são de responsabilidade do autor e não necessariamente correspondem à opinião da entidade.

COMPARTILHE!