Painelistas Confirmados


Adriano Alves

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Engenheiro, advogado, é Diretor de Contratos da CiaBrasil Engenharia, há 18 anos atuando na implantação de projetos industriais de grande porte e no setor imobiliário.
É o atual presidente da Câmara Setorial da Indústria de Base e Construção da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo e Diretor de Infraestrutura do SINDUSCON-ES.

Alencar de Souza Filho

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Graduado em Engenharia Mecânica em 1984. Pós Graduado em Engenharia Econômica pela FDC.
Atuando por 35 anos na execução de contratos de montagem em indústrias siderúrgicas, minerações, cimenteiras, papel e celulose, petróleo e química e gás.
De 1993 até a presente data, sócio e diretor de obras da Milplan Engenharia S.A.

Alessandro Panasolo

CMA - SENAI

Advogado sócio do escritório De Paola & Panasolo Advogados Associados. Possui atuação na área de Direito Ambiental, Florestal e Urbanístico. Mestrado e Doutorando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor da Pós-Graduação do Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias e Ambientais (PECCA) da Universidade Federal do Paraná e de outras Instituições. Escritor de livros relacionados com Direito e Meio Ambiente.

 

Alexandre Lafer Frankel

Inovação e Tecnologia: o futuro da indústria da construção (17/maio)

Fundador e CEO da VITACON S/A, empresa inovadora do setor imobiliário no desenvolvimento e construção de empreendimentos residenciais e comerciais nas melhores regiões de São Paulo.
Acreditamos em um novo estilo de vida urbano. Mobilidade e economia do compartilhamento estão presentes em todos os projetos da Vitacon. Compactar os espaços e simplificar a vida dos moradores, com inteligência e eficiência, fizeram da Vitacon líder no segmento e referência no conceito da vida sob medida.
Eleito cidadão sustentável em 2013 e jovem empreendedor do ano em 2014 pelo LIDE Frankel pretende reinventar a vida nas cidades.

Álvaro Diogo Sobral Teixeira

CMA - SENAI

Coordenador de Projetos.
Tecnólogo em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, mestre em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza com o tema da dissertação sobre a “qualidade da água da chuva para o descarte do escoamento inicial”. Foi representante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) no biênio de 2013-2015. Atualmente coordena nacionalmente o programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e é 2º secretário na diretoria estadual de São Paulo. Integra o conselho editorial da Revista Bio. Atua como gerente técnico comercial na Infinitytech Engenharia e Meio Ambiente. Participa como secretário da Comissão de Estudos Especiais da ABNT que está revisando a ABNT NBR 15.527:2007. Possui também experiência com educação tecnológica em hidráulica, com projetos de drenagem urbana, aproveitamento de água de chuva e instalações hidráulica-prediais.

Álvaro Nacif de Carvalho

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2007, mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (2010). Atua no desenvolvimento e implantação de projetos de mineração na Vale há 8 anos, sendo o responsável pela coordenação do projeto de implantação de uma Ponte Pênsil ao logo dos últimos 2 anos.

Ana Flávia Godoi

FASC - SESI

Especialista em Desenvolvimento Institucional. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), atuando na promoção da mobilização de recursos ética no Brasil. Experiência de quinze anos no planejamento e execução da captação de recursos, além de cursos e palestras, para Organizações Sociais e Institutos Empresariais em diversos estados brasileiros. Participante da Delegação Brasileira na Conferência Internacional de Captação de Recursos nos EUA desde 2014. Atualmente desenvolve metodologia de engajamento corporativo em ações sociais e culturais no Seconci-Rio. Formação acadêmica em Produção Cultural e capacitação em Gerenciamento de Projetos para o Terceiro Setor pelo PMI.

André Fraga

CMA - SENAI

Engenheiro Ambiental, pós-graduado com Master in Business Administration (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), exerce atualmente a função de Secretário de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador além de articulista e palestrante nos temas sustentabilidade e cidades para as pessoas. Liderou projetos como a implantação da Coleta Seletiva de resíduos sólidos, a requalificação do Parque da Cidade, o IPTU Verde, o Plano Diretor de Arborização Urbana, de projetos de acessibilidade como o Para Praia, da formulação e implementação da Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do desenvolvimento do primeiro Inventário de Emissões dos Gases de Efeito Estufa de Salvador, da primeira praia com a certificação internacional Bandeira Azul do Norte/Nordeste e da retomada do uso dos espaços públicos na cidade.

André Tourinho

FASC - SESI

Diretor de Governança, Riscos e Compliance da OAS S.A., uma das grandes empresas de construção civil no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência profissional, ingressou na OAS em 2012 e vem desempenhando seu papel como responsável pelo Compliance desde 2016. É advogado formado pela Universidade Federal da Bahia e possui especialização em Direito Societário pelo INSPER São Paulo, sendo membro da Comissão de Estudos Permanentes de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP e associado ao Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE.

Angélica Petian

COP - SENAI

Advogada da VG&P

Ayrton Sergio Rochedo Ferreira

FASC - SESI

Diretor da Rochedo Ferreira & Consultores.
25 anos de experiência em gestão de Sistemas, Planejamento e Recursos Humanos de grandes Organizações. Desenvolveu trabalhos de Planejamento Estratégico para CBIC e SECONCI BRASIL. Atua no Projeto CBIC Jovem da CBIC com foco na capacitação para Gestão, Liderança e Sucessão para integrantes de diversas entidades do Setor da Construção.
Ministra cursos na área comportamental, especialmente programas de Gestão e Liderança para o SECONCI RIO. Até 2015 para SECONCI MG. Desenvolveu o conteúdo do Programa de Liderança para a Construção Civil para o SESI DN, em âmbito nacional e em parceria com a FIEB, com módulos orientados a Empresários, Diretores e Gerentes e Mestres e Encarregados. Autor do livro “Modelagem Organizacional por Processos” (Mauad Editora; 2010). Concluiu o curso superior na Academia da Força Aérea. É formado em Administração de Empresas. Tem estágio em Gerenciamento da Qualidade no Japão.

Bruno Martinez

CMA - SENAI

Sócio da Petinelli Inc, Engenheiro Mecânico, LEED AP, ASHRAE BEMP e Certified Measurement and Verification Professional pelo EVO. Possui especialização em simulação de iluminação pela Universidade Harvard em Cambridge, EUA. Bruno é o atual President-Elect na ASHRAE Chapter Brasil. Bruno, também ensina eficiência energética, projeto integrado e simulação de iluminação natural para o curso de pós-graduação em arquitetura sustentável da PUC-PR.

Carla Oliveira

CPRT - SESI

Gerente Jurídico do Sinduscon - RJ

Carlos Eduardo Lima Jorge

COP - SENAI

•Formado em Engenharia Civil pela FECA – Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara;
•Assumiu a presidência da COP – Comissão de Infraestrutura da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) em junho de 2014;
•Diretor-Executivo da APEOP (Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas), conselheiro do DECONCIC – Departamento de Construção Civil da FIESP;
•Nomeado Presidente Executivo da APEOP em 23/março/2018.

Celso Petrucci

CII - SENAI

Economista pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP - 1980;
Iniciou as atividades no crédito imobiliário em 1976, na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco; Sócio das empresas Petrucci Imóveis Ltda, SScore – Gerenciamento de Risco de Crédito S/A e Nova Securitização S/A; Iniciou atividades sindicais no Secovi-SP – Sindicato da Habitação em 1983, desde 2007 é Economista-Chefe e Diretor Executivo de Incorporação Imobiliária;
Representa o Secovi-SP em: Grupos de Trabalho junto ao Governo Federal, Banco Central, Ministérios, Abecip e outras entidades; É diretor executivo da Comissão Nacional da Indústria Imobiliária da CBIC; Representante Técnico e Conselheiro Suplente do Conselho Curador do FGTS - 2.001 a 2.005; Conselheiro Suplente e Titular do Conselho Curador do FGTS pela Confederação Nacional do Comércio – 2.005 a 2.011; Representante do Secovi-SP e da CBIC na negociação da Lei 10.931/04 – Patrimônio de Afetação; Articulista da revista Notícias da Construção com uma coluna sobre financiamento imobiliário; Recebeu em 2006 e 2008 duas comendas do Ministério do Trabalho e Emprego por serviços prestados ao país.

Celso Pimentel Fraga Filho

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Diretor comercial da MIP ENGENHARIA, graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, tem mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos e desenvolvimento de negócios no segmento industrial brasileiro e internacional.

Cláudia Deheinzelin

FASC - SESI

Futurista, com foco em futuros desejáveis e como concretizá-los, Lala Deheinzelin é uma  das pioneiras da economia criativa no Brasil. Por ser “comista”, criando metodologias próprias, é reconhecida e trabalha em quatro continentes. Seu trabalho combina as quatro economias de futuro: economia criativa + economia compartilhada + economia colaborativa + economia multimoedas e aplica-se a empresas, organismos multilaterais, governos, instituições de fomento e redes colaborativas.

Claudia Magalhães Eloy

CII - SENAI

Graduada em Urbanismo pela UFBA; Mestre em Gestão Pública pela UFBA; Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade da Pensilvânia; Doutora pela FAU-USP com tese sobre o Sistema de Financiamento Habitacional Brasileiro. Possui especialização em Economia da Construção e Financiamento Imobiliário pela Ordem dos Economistas do Brasil e Fipe; e em Financiamento Habitacional pela Wharton, Universidade da Pensilvânia. Trabalhou na URBIS (Cohab da Bahia) como gestora de projetos; no Desenbanco, como gerente de planejamento e integrou a equipe do Plano nacional de Habitação, responsável pela modelagem do financiamento e subsídios.
Desde 2008, vem trabalhando como consultora independente para: Ministério das Cidades; Banco Mundial; Governo do estado de São Paulo, integrando equipe da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE); para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção e SINCUSCON.

Cláudio Patrús de Campos Bello

CPRT - SESI

Médico especialista do SESI Departamento Nacional – Unidade de Saúde e Segurança. Pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de MG e em Ergonomia pela Universidade Federal de MG; MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Saúde; consultor com experiência em gestão de saúde focado em redução de passivos em empresas de grande porte; Perito judicial. Atualmente referência nacional em consultoria de Saúde e Segurança do Trabalho para o tema eSocial (Sistema de Escrituração Digital do Governo Federal).

Cláudio R. Frischtak

COP - SENAI

Presidente da Inter.B - Consultoria Internacional de Negócios, e Diretor para Moçambique do International Growth Center (London School of Economics). Foi “Principal Economist” da área de indústria e energia do Banco Mundial (1984-91), tendo participado e dirigido projetos em mais de 20 países. Pós-graduado na Universidade of Campinas (1976-78) e em Stanford University (1980-84), foi professor adjunto na Universidade de Georgetown (1987-1990). Foi co-organizador (com Armando C. Pinheiro) dos livros “Gargalos e Soluções na Infraestrutura de Transportes” (Editora FGV 2014), “Mobilidade Urbana – Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras” (Campus/Elsevier, 2015) e “Meddling with Growth: Brazil’s Micro-Policies in the Age of Turbulence” (LAP Lambert Academic Publishing, 2015). Seus trabalhos incluem “Uma estratégia de privatização para o setor de infraestrutura”, em F. Giambiagi e Mansueto Almeida (org.), Retomada do Crescimento: Diagnóstico e Propostas, Campus, 2017, “Reforma do Estado e Política Industrial” (INAE, 2017), “Towards a more effective BNDES”, “Uma Estimativa do Estoque de Capital de Infraestrutura no Brasil”, “O Estoque de Capital de Infraestrutura no Brasil: Uma abordagem setorial” (ambos IPEA 2018, em publicação); “Industries without Smokestacks: Telecommunication and ICT-Based Services Trade,” Oxford University Press (em publicação, 2018); e “Science and Innovation in Brazil: where to now?” (projeto “Innovating in Brazil”, MIT IPC, 2018).

Clovis Veloso de Queiroz Neto

CPRT - SESI

Advogado, sócio proprietário do escritório Queiroz Neto Advocacia e Consultoria Empresarial, Consultor Jurídico de Relações do Trabalho e Segurança e Saúde no Trabalho do escritório Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados e Consultor de Relações do Trabalho da CPRT/CBIC. Membro da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Seccional do Distrito Federal. Representante da OAB/DF no Grupo Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (GETRIN 10). Membro da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP/MTb) desde o ano de 2000, exercendo a coordenação da representação empresarial por quatro anos (2011 a 2014). Foi membro das representações empresariais nos fóruns de revisão das NR 04 (SESMT); NR 10 (Energia Elétrica); NR 12 (Máquinas e Equipamentos); NR 15 Anexo 13A (Benzeno); NR 16 Anexo V (motocicletas); NR 20 (Inflamáveis e Combustíveis); dentre outras. Foi membro e coordenador da representação empresarial da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CT-SST) na formulação na Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) e do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PLANSAT).

Daniel Ítalo Richard Furletti

Banco de Dados - SESI

Economista pela PUC Minas e Advogado pela UFMG. Coordenador do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Coordenador Sindical do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG); Professor Assistente IV da PUC Minas (Departamento de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais - ICEG) e Doutorando pela Faculdad de Ciencias Empresariales da Universidad de Deusto – España.

Dionyzio Antonio Martins Klavdianos

Inovação e Tecnologia: o futuro da indústria da construção (17/maio)

Engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília - UNB, em 1981/1986; Pós Graduação Lato Sensu em “Especialização em Negócios para Executivos” pela FGV EAESP 2003/2004; Pós Graduação Lato Sensu “MBA Finanças” IBMEC 2008/2009. Vice-presidente do Sinduscon-DF, presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), presidente da Cooperativa Central da Construção Civil do Brasil (Coopercon Brasil), presidente da Cooperativa Central da Construção Civil do Distrito Federal (Coopercon-DF).

Emmanuel Lacerda

CPRT - SESI

Executivo com mais de 20 anos de experiência profissional, com atuação em empresa industrial de grande porte e entidades do Sistema S, atualmente exerce a função de Gerente Executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI – Departamento Nacional, coordenando programas e projetos voltados para ao fortalecimento da competitividade industrial e relações institucionais. É formado em Engenharia Mecânica, pós-graduado em Gestão de Tecnologias Ambientais e mestrado em Administração Estratégica.

Eduardo Moreira Rodrigues

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Graduado em engenharia civil em 1997 pela FUMEC (Faculdade de Engenharia da FUMEC), pós graduado em Gestão Ambiental e MBA em Gestão de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Atua na Gestão de implantação de Projetos de Grande Porte na Samarco. Coordenou as obras emergenciais e sistema de contenção de rejeitos no complexo de barragens da Samarco, pós rompimento da barragem de Fundão.

Eduardo Pricladnitkzi

CII - SENAI

Sócio-fundador da Wikihaus, primeira incorporadora colaborativa do país. Formado em administração de empresas pela PUC-RS possui mais de 10 anos de experiencia no mercado imobiliário. Esteve envolvido diretamente no lançamento de pelo menos 50 empreendimentos no Rio Grande do Sul. Desde 2014, dedica-se a encontrar novos modelos de negócios para a construção civil. Atualmente é presidente do comitê de construbusiness da AMCHAM Porto Alegre.

Elielson Percope Seabra 

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Engenharia Civil – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1995. Pós-Graduação em Engenharia Econômica – Fundação Dom Cabral, 1996. Especialização em Gestão de Projetos (Metodologia PMI) – IETEC, 2005. MBA em Gestão de Negócios – IETEC / Instituto Newton Paiva, 2006. CREA-MG nº 63.908/D. Superintendente da TRACTEBEL ENGINEERING LTDA., nova denominação social da LEME ENGENHARIA LTDA., na Linha de Produto Infraestrutura.

Ercio Thomaz

COMAT - SENAI

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1973), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1999). Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Professor das disciplinas “Patologias das Edificações”, “Alvenarias”, “Qualidade das Construções” e “Técnicas de Construção Civil”. Membro do Conselho de Administração da Revista Téchne, publicação da Editora PINI com colaboração do IPT (desde 1992). Articulista da revista Notícias da Construção – Sinduscon/SP (2010 a 2013). Membro do Conselho Editorial da Revista Concreto & Construções, publicação oficial do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto (desde janeiro 2016). Primeiro coordenador da Comissão de Estudos ABNT da norma NBR 15.575 – Desempenho de Edificações (2004 a 2007). Autor dos livros “Trincas em Edifícios: Causas, Prevenção e Recuperação” (Editora Pini), “Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção” (Editora Pini), co-autoria dos livros “Manual Técnico de Alvenaria” (ABCI), “Concreto: Ensino, pesquisa e realizações” (Ibracon), “Defects in Masonry Walls - Guidance on Cracking: Identification, Prevention and Repair” (Publicação CIB 403).

Érico Cavalcanti Furtado

CPRT - SESI

Brasileiro, Empresário do Setor da Construção, Engenheiro Civil, Vice-Presidente do SINDUSCON / PE, Conselheiro representando a FIEPE no Conselho Temático Permanente de Relações de Trabalho da CNI – Confederação Nacional da Industria, Membro da CPRT / CBIC representando o SINDUSCON / PE, Membro da Bancada dos Empregadores no CPN da NR-18 representando a CBIC.

Fábio Queda Bueno da Silva

COMAT - SENAI

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (1987). PhD em Ciência da Computação pelo Laboratory for Foundations of Computer Science, University of Edinburgh, Escócia (1992). Pós-doutor na Universidade de Toronto, Canadá, em engenharia de software (2011-2012). Trabalhou como Senior Visiting Research Scientist na University of Maryland Baltimore County, Estados Unidos. Professor Titular do Centro de Informática da UFPE. Tem vasta experiência no planejamento e implantação de projetos de arranjos produtivos locais (APL), tendo sido o coordenador do projeto de APL do Estado de Pernambuco, consultor de planejamento estratégico do APL de Tecnologias da Informação de Maceió-AL e de Viçosa-MG, do projeto de Centros Tecnológicos de Pernambuco e um dos criadores do Parque Tecnológico Porto Digital de Recife. Foi Presidente do Instituto Tecnológico de Pernambuco (1999-2001); Associado Fundador e Diretor Presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital (2001-2003), fundador do Centro de Estudos e Sistema Avançados do Recife – C.E.S.A.R, do qual for Diretor Financeiro (1996-1998) e Diretor Presidente (2013-2014). Prof. Fabio Silva é um Foresight Practitioner certificado pelo Institute for the Future (2015).

Fábio Risério

FASC - SESI

Sócio da Além das Palavras, consultoria que atua no engajamento estratégico dos temas de Integridade e Sustentabilidade, em organizações como a Rede Brasileira do Pacto Global/ONU, Instituto Ethos, Nova Engevix Participações, Fundação Alphaville e Câmara Brasileira da Indústria da Construção/CBIC. Profissional com 18 anos de experiência atuando na gestão nas áreas de compliance e responsabilidade social na Cielo e no Grupo Promon. Graduado em Relações Públicas, com Pós-Graduação em Comunicação Empresarial, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado. Ministra a disciplina de Ética Empresarial na Fundação Dom Cabral e atividades de capacitação no Instituto Ethos e Observatório Social do Brasil.

Fábio Tadeu Araújo

CII - SENAI

Sócio dirigente da Brain Inteligência Corporativa, empresa de pesquisa e estudo de mercado imobiliário, já coordenou projetos em mais de 400 cidades no Brasil. É Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR e em Organizações e Desenvolvimento pela FAE Business School. Possui MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC-RJ, Pós-Graduado em Economia Empresarial e em Negócios Internacionais. Economista prêmio Paraná de Economia de 2002, pelo CORECON-PR, também é consultor do BID para assuntos de habitação na América Latina, assessor de Economia e Mercado da ADEMI-PR e professor de pós graduação em Economia e em Pesquisa de Mercado.

Felipe Boaventura

CPRT - SESI

Conselheiro jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC. Coordenador do Grupo de Trabalho de Direito Trabalhista e Previdenciário do Conselho Jurídico da CBIC. Gerente Jurídico da Emccamp Residencial S.A. Dedica-se ao aprimoramento da legislação e das relações trabalhistas, atuando em iniciativas junto ao Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais - Sinduscon-MG, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias - ABRAINC e CBIC.

Felipe Boaventura

CMA - SENAI

Diretor Executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e Presidente do Comitê Regional das Américas do World Green Building Council. Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há  10 no Green Building Council Brasil, é o responsável por dirigir e executar as atividades da Organização que compreendem as áreas de capacitação profissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações para edificações verdes. Felipe também atuou por 4 anos no LEED Steering Committee do USGBC, órgão deliberativo e consultivo responsável por manter o LEED como ferramenta líder no mundo, participando do desenvolvimento da sua atual versão (LEED v4) e da criação do sistema internacional de benchmark em edificações, plataforma ARC. Atualmente, Felipe faz parte do Conselho de Diretores do World Green Building Council, organização supranacional que coordena e estimula o desenvolvimento de 80 Conselhos localizados em diferentes países.

Fernando Vernalha

COP - SENAI

Sócio-fundador da VG&P Advogados. É Pós-Doutor em Direito pela Columbia University (NY, USA), Mestre e Doutor em Direito (UFPR) e Professor convidado de direito administrativo de diversas entidades. É autor de diversos livros e artigos na área de infraestrutura. Com mais de 20 anos de experiência, tem participado como legal advisor dos principais projetos de infraestrutura do país. Foi Consultor da Unidade de PPP do Ministério do Planejamento, em 2009. É reconhecido como um dos advogados mais admirador do país em infraestrutura e Public Law pela Chambers Latin America e pela Advocacia 500. É advogado e consultor em Direito Público.

Gabriela Giacomolli

CMA - SENAI

Advogada do Buzaglo Dantas Advogados, um dos maiores e mais especializados escritórios dedicado exclusivamente ao Direito Ambiental no país. Gabriela é consultora jurídica na área ambiental há mais de nove anos, atuando em todas as suas vertentes (penal, civil e administrativa). Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Possui MBA em Gestão e Tecnologia Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Pós-Graduação em Gerenciamento de Resíduos Sólidos pelo SENAC/SP. Faz mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com a linha de pesquisa: Métodos Econômicos de Valoração dos Danos Ambientais. É associada ao Instituto o Direito por um Planeta Verde.

Geraldo Jardim Linhares Júnior

COMAT - SENAI

Engenheiro civil formado pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fumec), em 1975, com mais de 40 anos de experiência no mercado da construção civil. Atuou como vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) na “Área de Materiais e Tecnologia” nas gestões 2003/2005, 2005/2007 e 2012/2015. Foi também diretor da Área de Meio Ambiente da entidade na gestão 2007/2009, e atualmente, é vice-presidente geral do Sindicato. É sócio-diretor e responsável técnico da Construtora QBHZ Ltda, uma empresa que atua desde 2007 no mercado de construção civil, com comprovada experiência em construção de empreendimentos habitacionais, institucionais, comerciais e demais seguimentos da construção civil, tendo executado mais de 2.500 unidades.

Gilberto Abreu

CII - SENAI

Atualmente Presidente da Abecip e Diretor de Investimentos do Santander. Anteriormente, Gilberto liderou a área de Crédito Imobiliário, foi responsável pelos Segmentos Pessoa Física e de Pequenas e Médias Empresas, Presidente da Santander Seguros e responsável por Canais Eletrônicos. Antes de ingressar no Santander Brasil, Gilberto foi gerente sênior na McKinsey & Company, administrando projetos nas áreas financeira e de varejo. Também é membro do Conselho de Administração da Zurich Santander Seguros, foi Presidente do Conselho de Administração do Banco Olé Consignado, Conselheiro da CIBRASEC e Conselheiro da Tecban (Banco 24 horas).
Gilberto é formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e possui MBA pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Halpher Luiggi Mônico Rosa

COP - SENAI

Diretor Geral Interino, DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Diretor Executivo, DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Formação: Engenheiro Civil (UFES), Especialista em Logística de Transportes (UFES), Especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Experiência: Superintendente regional do DNIT, Diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Fiscal e regulador da concessionaria AUTOPISTA Regis Bittencourt, Chefe de Engenharia e Segurança de Trânsito no antigo DNER.

Haruo Ishikaewa

CPRT - SESI

Sócio Diretor da H. Ishikawa Engenharia e Construções Ltda;
Presidente do Seconci SP;
Vice-Presidente de Relação Capital Trabalho e Responsabilidade Social do Sinduscon- SP;
Membro do Comitê de Responsabilidade Social – CORES da FIESP;
Membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do Sinduscon-SP;
Coordenador do Comitê Permanente de Negociação Trabalhista do Sinduscon- SP;
Membro do CPRT/ CBIC , representante do Sinduscon- SP e Seconci- SP;
Coordenador da Bancada Patronal no CPN/NR-18.

Hugo Sefrian Peinado

COMAT - SENAI

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá e Mestre em Engenharia Urbana (PEU/UEM). É Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (DEC/UEM). Atua como Palestrante, Docente e Orientador em cursos de especialização em Construção Civil e em Engenharia de Segurança do Trabalho. Autor dos livros “Segurança do Trabalho na Construção Civil” pela Editora PINI, “Sustentabilidade na Habitação de Interesse Social” pela Editora Ciência Moderna, “Método AHP para tomada de decisão multicritério” pela EDUEM, dentre outros livros e trabalhos em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Vencedor da 21ª. Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade (2016) na categoria Materiais e Componentes, dentre outros prêmios de relevância nacional. Integrante da Missão Técnica Internacional da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC) em Nova Iorque e Boston (EUA) em 2017. Recebeu Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná pelo reconhecimento à sua contribuição ao Estado do Paraná ao gerar capacitação profissional e intelectual em 2014.

Ieda Maria Pereira Vasconcelos

Banco de Dados - SESI

Economista graduada pela PUC-Minas, Mestranda em Gestão e Administração,  pós graduada em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós graduada em Administração Financeira pelo Instituto de Educação Continuada da PUC-Minas.
É Assessora econômica do Sinduscon-MG,  Economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Professora de Economia do Centro Universitário Unihorizontes.
Especialista em construção civil é responsável pela elaboração de mais de 30 publicações sobre assuntos diretamente relacionados ao setor.
Realiza palestras sobre a conjuntura econômica nacional e internacional em várias entidades/empresas.

Ilso José de Oliveira

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Graduado em engenharia civil em 1976 pela E.E.T.M (Escola de Engenharia do Triangulo Mineiro),  pós graduado em Administração Mercadológica pela Fundação Dom Cabral e MBA em Gestão de Negócios de Engenharia pelo IBMEC. Atuou como superintendente de implantação de projetos industriais de grande porte por dezoito anos. É fundador e o atual Diretor Presidente da Reta Engenharia e ocupa o cargo de Vice Presidente de Obras Industriais do SINDUSCON/MG.

Jorge Moraes

CPRT - SESI

Mestre de obras e Presidente do Sintracom, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Maringá e Região, integra a Diretoria da Fetraconspar como Secretário de Saúde, Segurança e Previdência Social. É membro do CPN – Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção. Preside a Coordenação Sindical Trabalhista de Maringá, além de fazer parte de diversos Conselhos do Município de Maringá. Jorge Moraes dedica sua vida a Lutar para que o trabalhador tenha segurança, cidadania e qualidade de vida.

José Almeida Martins de Jesus Júnior

CPRT - SESI

Auditor Fiscal do Trabalho - SIT/MTb.

José Emílio Brandão

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Graduado em engenharia elétrica em 1985 pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), especialista em gestão empresarial. Iniciou sua carreira como coordenador de projetos na Bardella Indústrias Mecânicas, na sequência foi Diretor Técnico na Comandus Painéis Elétricos e nos últimos dezoito como CEO na Metalvix Engenharia na implantação de projetos industriais de grande porte totalizando assim trinta e três anos de atuação no setor de infraestrutura. Como empresário focado nas questões de inovação e tecnologia participa também de negócios em outros setores tais como Gestão Ambiental/Tratamento de Resíduos, Geração Termoelétrica, Skate and Streetwear Brand. Na área institucional contribui de forma permanente como Diretor em várias entidades Empresariais tais como FINDES, SINDIFER, CDMEC dentre outras.

José Luiz Esteves da Fonseca

FASC - SESI

Gestor Executivo de Segurança Saúde e Meio Ambiente |DAE| Qualidade | Sustentabilidade da MRV Engenharia e Participações S.A., a maior construtora no seguimento residencial da América Latina, com atuação em 22 estados mais Distrito Federal, atuando em mais de 145 cidades, com 203 canteiros de obras. Formado em Engenharia Civil pela UFMG, é Pós-Graduado em Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Gestão de Resíduos e Perícia Ambiental.
Cursos de especialização em sustentabilidade pela Future Learn – England.
Representante da Alta Direção nas certificações ISO-9001-14001; OHSAS-18001; SA-8000 e PBQP-H.

José de Paula Barros Neto

COMAT - SENAI

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Estágio Pós-Doutoral na University of Texas at Austin (2016), com apoio da CAPES. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará; Ex-Diretor do Centro de Tecnologia/UFC, Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Mestrado em Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC. Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC); Diretor-Presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF); Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON); Coordenador técnico do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (INOVACON). Coordenador da Plataforma 2050: uma visão de longo prazo para o Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, construção enxuta, estratégia de produção, estratégia empresarial e pequenas empresas.

Jurandir dos Santos Alves da Silva

COP - SENAI

Engenheiro Civil (E.E. KENNEDY) 1976, MBA Engenharia Econômica (F. D. CABRAL) 1979, Construtora Ápia (Diretor Técnico) 1974/1988, Coneme Engenharia e Construções (Sócio) 1988/1998, Construtora Sant’Anna (Diretor Executivo) 1998/2000, Ápia Empreendimentos (Diretor Técnico) 2002/2008, SICEPOT-MG – Sup. de Desenv. e Planejamento 2008/2017, Consultor de Engenharia de Custos e Contratos.
Institucional:
• AMEOP (Diretor Adjunto)   1993/1994;
• SICEPOT-MG (Diretor de Planejamento)   1992/1997;
• FBCI – Secretário Executivo   2010/2012;
• CBIC – Grupo de Trabalho da COP/TCU   2011/2012;
• ABNT/IE – Representante SICEPOT-MG   2012/2016.

Kevin Nobels

Inovação e Tecnologia: o futuro da indústria da construção (17/maio)

Kevin Nobels é sócio da McKinsey & Company, líder mundial em consultoria empresarial. Além de liderar a pratica de projetos de capital e infraestrutura da McKinsey na América Latina, é um dos líderes da prática global de operações da firma. Possui MBA pela Harvard Business School e é mestre em engenharia de petróleo e engenharia eletromecânica. Tem vasta experiência em projetos de capital de grande escala e em transformação operacional, digital e IoT em diversos setores, incluindo petróleo e gás, materiais básicos, energia e infraestrutura.

Leone Pereira

CPRT - SESI

Sócio, Advogado, Consultor e Parecerista Trabalhista do Escritório PMR Advogados. Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre pela PUC/SP. Especialista pela Universidade Cândido Mendes . Professor de Direito do Trabalho, de Direito Processual do Trabalho e Prática Trabalhista. Autor de Obras e Artigos Jurídicos. Palestrante. Membro Efetivo de Comissões da OAB/SP. Coordenador da Área Trabalhista e Professor do Damásio Educacional.

Lilian Sarrouf

CMA - SENAI

Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administradora de Empresas pelo Instituto Mackenzie, Mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC – SP.
Atua como consultora nas áreas de Sistemas de Gestão Empresarial, Qualidade e Meio Ambiente.
Consultora Técnica do COMASP – Comitê do Meio Ambiente, Segurança e Produtividade do SindusConSP, Consultora da  CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Coordenadora da CE-002: 146.004 – Comissão de Estudo de Conservação de Água em Edificações da ABNT.
Docente no MBA da Construção da Fundação Getúlio Vargas, e no curso de pós graduação em Construção Sustentável no SENAC SP. Coordenadora do Curso Gestão em Sustentabilidade do SindusConSP.

Lucas Gibram

CMA - SENAI

Engenheiro metalurgista pela UFOP com mestrado sobre a viabilidade de energia solar para consumidores intensivos de energia. Atua na Gerencia de Desenvolvimento da ForGreen, aplicando aos mais diversos casos as soluções técnicas e financeiras para geração de energia por fonte solar fotovoltaica. Corresponsável por modelagem de negócios e também acompanhando o desenvolvimento das Usinas em construção e operação.

Maria Prata

Inovação e Tecnologia: o futuro da indústria da construção (17/maio)

Jornalista e apresentadora do programa Mundo S/A da Globonews, com temas voltados para o universo dos negócios com iniciativas inovadoras.
É também comentarista de moda e comportamento dos programas Conta Corrente e Estudio I, na Globo News, e colunista de estilo da Rádio CBN e da revista vogue, onde evidência o universo executivo feminino fora da moda e destaca mulheres que desempenham papeis relevantes no mercado.
Formada pelo London College of Fashion e pela Faculdade Santa Marcelina, foi editora de moda da revista Vogue (2005-2009) e diretora de redação da Harper’s Bazaar Brasil (2011 - 2014), além de editora-chefe do canal Fashion TV (2009-2011).

Marcos André Bruxel Saes

CII - SENAI 

Advogado formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL, conta com especializações em Direitos Difusos e Coletivos e Direito Processual Penal. Atualmente, é Conselheiro do CONSEMA/SC, compõe o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ e é Presidente da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da OAB/SC. Integra ainda o Grupo de Trabalho de Licenciamento Ambiental do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE).

Marcos Febronio

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Marcos Vieira Febronio assumiu a Diretoria de Operações em abril de 2015. Iniciou suas atividades na MIP em 2002, atuando inicialmente como engenheiro de campo e vindo a ocupar posteriormente as funções de coordenador de execução e gerente de contrato em obras nas regiões Norte e Sudeste do Brasil. Graduado em engenharia química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós-graduado em gerenciamento de projetos pelo IETEC-MG.

Maria Angélica Covelo Silva

COMAT - SENAI

Engenheira Civil graduada pela Universidade Estadual de Londrina – PR , Mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento desde 1998, tendo atuado de 1990 a 1998 como sócia e diretora da empresa de consultoria CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, de 1988 a 1990 como pesquisadora da então Divisão de Edificações (DEd) do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,  em 1987 integrou o grupo de pesquisadores que criou a ANTAC, consultora especializada em gestão da qualidade, melhoria de processos, desempenho e tecnologia de construção de edificações, atuante em empresas incorporadoras e construtoras, fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos, empresas de projeto e entidades de classe de toda a cadeia produtiva da construção civil.
Atua na elaboração de normas técnicas desde 1987 quando integrou o Comitê Consultivo do Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT e entre outras normas atuou na elaboração da ABNT NBR 15575.

Mauricio José Viana

CPRT - SESI

Eng. Eletricista UMC-SP, Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho FUMEC-MG; Mestrado em Engenharia Civil UPE-PE. Tecnologista Senior da FUNDACENTRO, Diretor Regional da FUNDACENTRO-PE, Tecnologista desde 1987 em pesquisas e Normatização da Indústria da construção, Coordenador do Comite Permanente Nacional CPN NR-18, autor de RTP´s: Instalações Elétricas em Canteiros de Obras e Movimentação e Transporte de Pessoas e Materias”, representante da bancada de Governo NR35 – Trabalho em Altura, autor da pesquisa Levantamento Epidemiológico na Construção Civil – Um diagnostico do ano de 1987, autor da cartilha Proteção contra Choque Elétricos. Foi Coordenador nacional das Coordenadorias das Câmaras Especializadas em SST, CONFEA/CREA.

Migliane Réus de Mello

CPRT - SESI

Formada em Engenheira Química, Engenheira de Segurança do Trabalho e concluindo MBA Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.
Atua na área de Segurança do Trabalho a 15 anos.
Atualmente está atuando como Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho na Coordenação de Saúde SESI/FIESC, Líder de Produto no Projeto e-social do SESI/SC, Representante do SESI/SC no Comitê Nacional do Projeto e-social na CNI - Confederação Nacional das Indústria e Professora no curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na UNISUL.

Nicolau Sarquis

CMA - SENAI

Engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da USP. Atua desde 1988 em diversas áreas do mercado imobiliário, desde a construção, incorporação, crédito imobiliário, gerenciamento, licenciamento, atuando em obras próprias ou em conjunto com diversas das principais empresas do mercado imobiliário, tendo já contribuído nas diversas atividades para a execução de mais de 20.000 unidades residenciais. Participa ativamente das atividades do SECOVI-SP,  principalmente nas discussões de interesse do setor com os agentes financeiros, órgãos ambientais, governos e projetistas. Atualmente dirige a JCS INCORP, focada em empreendimentos econômicos.

Nilson Sarti

CMA - SENAI

Presidente CMA/CBIC – Comissão de Meio Ambiente.

Olivar Vitale

CII - SENAI

Presidente do IBRADIM – Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, Membro do Conselho de Gestão da Secretaria de Habitação do Município de São Paulo-SP, Conselheiro Juridico do Secovi-SP e do Sinduscon-SP, Professor da Poli-USP, ESPM, UniSecovi e EPD, Sócio do VBD Advogados.

Osvaldo Livio Soliano Pereira

CMA - SENAI

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (1981), especialização pela École Supérieure d'Électricité (SUPELEC), na França e doutorado em Política Energética pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine (1992), na Inglaterra. Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde julho de 2017. Sócio-Fundador do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima (CBEM. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de junho de 2014 a julho de 2017, e Professor Titular da Universidade Salvador (UNIFACS), entre 1997 e 2012, tendo coordenado o Mestrado de Regulação da Indústria de Energia e o Grupo de Pesquisa G-MUDE. Membro Senior do IEEE. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE). Concluiu em fevereiro de 2011 um período sabático de 18 meses como consultor residente junto ao Conselho Nacional de Electricidade, de Moçambique. Trabalhou, como Consultor, para o Banco Mundial, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério de Minas e Energia, dentre outros organismos nacionais e internacionais.

Paulo Antunes de Siqueira

CII - SENAI

Atua no mercado financeiro há 33 anos, 28 destes na Caixa Econômica Federal, onde ocupou nos últimos 25 anos as mais diversas funções como gestor, sendo nos últimos 10 anos como Superintendente Regional nos estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, na Região do Triângulo Mineiro.
Atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente Interino de Habitação da Caixa Econômica Federal.
É graduado em Administração de Empresas e Pedagogia e pós-graduado em Gestão de Bancos, Gestão Empresarial, Gestão Empreendedora de Negócios, Gestão Pública e Recursos Humanos.
Atua, também, como professor Universitário nas disciplinas de Finanças Empresariais e Marketing e como Instrutor Estratégico na formação dos Superintendentes Regionais da CAIXA.

Paulo Sanchez

COMAT - SENAI

Eng. Civil formado  pela FAAP/ Mackenzie  , São Paulo;
Diretor Tecnico da Sinco Engenharia , empresa com 32 anos e que já construiu mais de 2, 5 milhões de m²;
Vice Presidente de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon SP;
Membro do Conselho Deliberativo da ABNT.

Ricardo Antunes Sessegolo

CII - SENAI

Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduação em Finanças, atua na área da construção civil há mais de 40 anos.  É sócio fundador e diretor da empresa Goldsztein Administração e Incorporações Ltda. Integra o Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF). Participa ativamente em trabalhos voluntários, junto a instituições e entidades comprometidas com causas comunitárias e sociais. É representante da Região Sul no Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e presidente  do Sindicato das Industriais da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (SINDUSCON-RS), Gestão 2013/2015.

Ricardo Fabel Braga

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Graduado em engenharia elétrica em 1986 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós graduado em Administração Financeira em 1998 e em Desenvolvimento Gerencial em 2011, ambos pela Fundação Dom Cabral. Ao longo de 32 (trinta e dois) anos de carreira tem atuado em empresas nacionais e multinacionais de engenharia nas áreas de mineração, óleo e gás, siderurgia, entre outras, com experiência nas áreas de diretoria, gerenciamento de projetos, controle de projetos, comercial e financeira.

Roberto Matozinhos

COMAT - SENAI

Consultor Técnico, responsável pela assessoria técnica do Sinduscon-MG, técnico Executivo da Comissão de Materiais e Tecnologia, e da Comissão de meio Ambiente do Sinduscon-MG desde 2001. Membro da COMAT/CBIC representando o Sinduscon-MG, Líder do Grupo de Acompanhamento de Normas da COMAT/CBIC,  representante do Sinduscon-MG e da CBIC em Comissões de Estudo da ABNT afetas ao setor da construção. Coordenador e autor do Catálogo de Normas Técnicas – Edificações do Sinduscon-MG / CBIC e responsável pelo monitoramento e elaboração do boletim quinzenal de Alterações de Normas Técnicas - Setor da Construção Civil. Membro da Equipe de Coordenação do Manual Garantias do Sinduscon-MG e da Equipe de Coordenação dos Programas Qualimat e Qualiserv do Sinduscon-MG. Membro do Grupo Gestor da COMAT/CBIC que elaborou as publicações: Esquadrias Para Edificações – Desempenho e Aplicações, Guia Orientativo Para Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, Boas Práticas para a entrega do empreendimento e Guia Nacional Para a Elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações. Membro da Coordenação Geral do Grupo Técnico que elaborou o Manual Para Contratação de Projetos Para o Desempenho de edificação Habitacionais. Membro da Comissão Nacional do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas - SINAT - PBQP-H, representando a CBIC e o Sinduscon-MG.

Rodrigo Basso

CMA - SENAI

10 anos de experiência em gestão de projetos de infraestrutura, gestão de projetos de residências personalizadas. Atualmente responsável pela gestão de novos empreendimentos da incorporadora Montage.

Rodrigo Cury Bicalho

CII - SENAI

Advogado formado em 1990 pela Universidade de São Paulo. Integra o Conselho Jurídico do Secovi-SP e do Sinduscon-SP. Professor de Pós Graduação MBA do Curso Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios, da Escola Politécnica da USP. Ganhador do Prêmio Master Imobiliário 2017 na categoria profissionais. Autor de diversos artigos publicados em livros, jornais e revistas especializadas.

Rodrigo Luna

CII - SENAI

Nascido em uma família tradicionalmente do setor imobiliário, formou-se Engenheiro Civil em 1993 pela Universidade Mackenzie e em poucos anos fundou a empresa Plano & Plano Construções e Participações onde atua como sócio diretor até hoje.
Desde a sua criação, em 1997, a Plano & Plano realizou mais de 15 mil unidades lançadas e 1,5 milhões de m² construídos na região metropolitana de São Paulo.
É Presidente da FIABCI-BRASIL (o capítulo brasileiro da Federação Internacional Imobiliária), Diretor da Comissão Consultiva de Produtos Financeiros Imobiliários e vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi, onde contribui com intensos debates para prover o retorno do crédito imobiliário abundante e equilibrado.

Rogério Bueno Galvão

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Graduado em engenharia civil em 1989 pela UFMG, MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e pós graduado em Gestão de Projetos pelo IBMEC. Atuou em implantação de projetos industriais de grande porte por 20 anos. Exerceu diversos cargos na Vale desde 2008 sendo os últimos Gerente Geral do PMO Ferrosos e Líder de Implantação do projeto Vargem Grande em Minas Gerais. Atualmente exerce na Vale o cargo de Gerente Executivo de Desenvolvimento de Projetos Ferrosos, Logística e Carvão.

Serapião Bispo Ferreira Neto

COMAT - SENAI

- Engenheiro Civil formado pela UPE em 1986;
- Diretor desde 1993 de Ciência e Tecnologia do Sinduscon/PE;
- Fundador do Fórum Pernambucano de Construção Sustentável em 2002 no Sinduscon/PE;
- Coordenador do MVS-Movimento Vida Sustentável do Sinduscon/PE;
- Sócio Diretor da empresa MASF Consultoria Ltda.;
- Presidente da Reserva Camará Incorporação Ltda.,
- Atuou como membro do Conselho da CI na área de Meio Ambiente;
- Ex-Presidente da CMA/CBIC - Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Construção;
- Membro do conselho do COMAM – Conselho Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, como segunda participação.

Sérgio Rodovalho Pereira

COP - SENAI

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Goiás
- Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo
- Atuou como engenheiro de obras em condomínios residenciais no Estado de São Paulo
- Engenheiro da CAIXA desde 2003 onde atuou nos temas de engenharia de custos, perícia e danos físicos, emprego de sistemas construtivos inovadores, análise e acompanhamento de empreendimentos nos setores público e privado. Conduziu, a partir de 2009, o processo de revisão, aprimoramento e aferição do SINAPI. Desde 2013 ocupa a Gerência Nacional de Padronização e Normas Técnicas do segmento Governo, área responsável pela definição de padrões e normas de engenharia, arquitetura e trabalho técnico social para análise e acompanhamento de obras dos setores público e privado.

Susana Kahn

CMA - SENAI

Engenheira e professora da COPPE/UFRJ, atuando na área de clima, energia renováveis, transportes e cidades sustentáveis. É mestre em Planejamento Energético e doutora em Engenharia Industrial pela COPPE/UFRJ. Coordena o Fundo Verde UFRJ e preside o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Exerceu cargos no governo federal, como Secretaria Nacional de Mudança Climática e no estadual, como subsecretaria de economia verde. No IPCC- Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas atuou como autora e vice presidente do grupo de mitigação e atualmente autora responsável pelo capítulo de transporte. É membro do conselho do Museu do Amanhã e do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável.

Talita Tormin Saito

COMAT - SENAI

Presidente substituta do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (CE-BIM), coordenadora do Grupo de Apoio Técnico do CE-BIM. Há sete anos é coordenadora-geral das indústrias intensivas em mão de obra e bens de consumo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Tânia Gontijo

Banco de Dados - SESI

De janeiro de 2008 a dezembro de 2003: Auditoria externa em várias empresas, na área previdenciária. De janeiro de 2004 a abril de 2008: Acessória da Gerência Executiva da Delegacia da Receita Previdenciária; Treinamentos e Palestras internos, direcionados aos Auditores e demais Servidores; Treinamentos e Palestras externos, direcionados ao público em geral. Principalmente profissionais da área contábil e de Pessoal. De maio de 2008 a maio de 2017: -   Atendimento no Plantão Fiscal da Delegacia da Receita Federal de Belo Horizonte, na orientação aos contribuintes com o objetivo de sanar dúvidas acerca da interpretação da legislação tributária. Treinamentos e Palestras internos, direcionados aos Auditores e demais Servidores; Treinamentos e Palestras externos, direcionados ao público em geral. Principalmente profissionais da área contábil e de Pessoal. Em maio de 2017 – Aposentadoria.

Thiago Gomes de Melo

Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Graduado em engenharia de produção em 2008 pela UFMG, pós graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral. Atuou como gestor de planejamento de obras industriais de grande porte por seis anos. Atualmente é Gerente de Aquisições e Controle da Reta Engenharia.

Ulisses Melo

Inovação e Tecnologia: o futuro da indústria da construção (17/maio)

Ulisses Mello recebeu seu Ph.D. (1994) do Lamont-Doherty Earth Observatory da Universidade de Columbia. Ele é o diretor da IBM Research Brazil e um Distinguished Engineer da IBM. Ele está na IBM há 22 anos onde ocupou vários cargos no T. J. Watson Center em NY e no Brasil. Ulisses tem mais de 70 artigos publicados na literatura e 16 patentes. Ulisses é o líder global da Pesquisa para Agronegócio e Recursos Naturais e tem interesse em serviços ambientais para cidades inteligentes e áreas rurais. Foi participante ativo no projeto do Centro de Operações da Cidade do Rio de Janeiro.

Valdo Cruz

O Brasil que queremos no futuro - a agenda estratégica para um crescimento sustentado (17/maio)

Comentarista de política e economia da GloboNews. Atua em Brasília, cobrindo os bastidores do poder, há 30 anos. Antes da GNews, trabalhou na Folha de S.Paulo, onde foi chefe de redação, diretor-executivo da Sucursal de Brasília, repórter especial e colunista do jornal. 

Virgínia Sodré

CMA - SENAI

Diretora de Novos Negócios, mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP – EESC e pós-graduanda do MBA Executivo Internacional na FIA.
Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de águas e efluentes, onde atua na Acciona Agua, fundadora da consultoria Infinitytech, na Degremont Tratamento de Águas (Suez), na CAVO Serviços e Meio Ambiente e na área de Saneamento Industrial da Construtora Camargo Corrêa.

Desde 2008 atua nos comitês técnicos de água do GBC Brasil e do CBCS (Conselho Brasileiro da Construção Sustentável), foi coordenadora da nova  Norma de conservação de água e de uso de fontes alternativas não potáveis, leciona em cursos de  pós-graduação (cursos de MBA com o foco na temática da água).