A IMPORTÂNCIA DA CULTURA PREVENCIONISTA – A CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Fernando Guedes Ferreira Filho
Presidente da CPRT/CBIC

O setor da construção é o que – mesmo depois de sofrer tanto com a crise econômica – ainda emprega mais de dois milhões de pessoas. São duas milhões de famílias brasileiras que têm no segmento uma importante fonte de renda, senão a única, decorrente da sua atuação diária.

O primeiro e o mais importante direito desses trabalhadores é, após um dia de trabalho, voltar para casa bem e sadios. Para tanto, é necessário que os empregadores apliquem corretamente os procedimentos e normas de segurança previstos na legislação e que eles, empregados, os conheçam e tenham a consciência de que devem segui-los à risca

O tema segurança do trabalho é caro demais para que as partes envolvidas não deem a importância devida. Caro para o empregador que, após um acidente, perde produtividade, paga tratamentos e indenizações, vê sua equipe entristecida e desmotivada. Caro para o empregado, que pode ver restrita a sua capacidade de trabalho e sua convivência com amigos e familiares, que tem sua saúde debilitada e perde qualidade de vida.

Por essas e outras relevantes razões, todos – trabalhadores e empregadores – devem agir para que a cultura prevencionista faça parte de sua vida. Nessa linha, foi lançada a primeira Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção, a CANPAT Construção. Idealizada pela CBIC e realizada juntamente com o SESI Nacional e com a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). Conta ainda com o apoio do Seconci Brasil. A CANPAT Construção visa criar um ambiente de discussão perene no setor sobre saúde e segurança do trabalho, por meio da divulgação e debate sobre as melhores práticas e os temas que devem ser observados na busca de maior qualidade de vida do trabalhador. Nos eventos da CANPAT Construção são divulgados materiais técnicos, realizados debates entre especialistas, apresentadas estatísticas e demais informações do interesse de nossa indústria.

A CANPAT Construção mostra os esforços e a responsabilidade dos empregadores da Construção na condução do tema saúde e segurança no trabalho. Tudo o que é feito pelo setor produtivo para garantir o bem estar de quem constrói o Brasil.


 

Um dos grandes desafios enfrentados pela indústria da construção é a busca por soluções técnicas que modernizem e assegurem processos construtivos mais seguros e saudáveis, aumentando a produtividade e a competitividade das empresas. Estudos de relevância internacional demonstram a relação direta da segurança e saúde no trabalho com os desempenhos dos trabalhadores uma vez que os acidentes e doenças ocupacionais impactam nas atividades da indústria, independente da sua gravidade, ocasionando consequências na produtividade do trabalho, seja pela ausência do trabalhador, seja pelos custos associados ao seu afastamento, além da
diminuição da qualidade de vida do trabalhador.

Com o objetivo de apoiar a indústria da construção no enfrentamento desses desafios, o SESI – Serviço Social da Indústria, em parceria com a CBIC, disponibiliza publicações técnicas que apoiam na redução de acidentes, metodologias para implantação de programas para gestão de riscos e realiza eventos técnicos para disseminação de conhecimento em Segurança e Saúde
no Trabalho.

Esse conjunto de iniciativas integram a plataforma digital SESI Viva+, que permitem às empresas o acesso a painéis de informações gerenciais e programas na área de SST e Promoção da Saúde. Por meio de um canal web exclusivo, a empresa pode fazer a gestão completa de seus programas legais de SST, utilizando dashboards e sistemas que contribuem para redução dos riscos ocupacionais (SESI Facilita e S+). A plataforma SESI Viva+ apoia as empresas no atendimento das obrigações do eSocial, oferece treinamentos EaD, telemedicina dentre outras soluções para a indústria na área de SST.

Como grande parceiro da segurança e saúde na Indústria da Construção, o SESI apoia a CANPAT Construção (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção) por se tratar de excelente espaço para oportunizar a troca de experiências e estreitar parcerias e relacionamento com entidades do setor e o Ministério do Trabalho e Previdência.


 

Romulo Machado e Silva
Subsecretário de Inspeção do Trabalho

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho retomou, em 2107, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), que se traduz em um movimento com objetivo de implantar uma cultura em prevenção de acidentes do trabalho no Brasil, levando à sociedade à discussão do tema, com vistas à diminuição de acidentes do trabalho, seu produto final.

Decerto que acidentes do trabalho se constituem em eventos trágicos para todos: trabalhadores são afetados diretamente em sua qualidade de vida, saúde e até mesmo sua vida, bem fundamental e maior de cada um de nós; empregadores, por sua vez, são afetados, além da questão social e mesmo pessoal que envolve os acidentes, na competitividade e lucratividade de suas empresas.

É preciso compreender que a prevenção de acidentes do trabalho é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e que qualquer sociedade não pode admitir a ocorrência de acidentes, quando evitáveis. A prevenção de acidentes é, realmente, um diferencial competitivo e social para cada empresa, dentro dos atributos de responsabilidade social e governabilidade cada vez mais exigidos pela sociedade. Segurança e Saúde no Trabalho é, de fato, um valor para o Brasil.

Nesse sentido, entendemos como fundamental a CANPAT Construção, a primeira parceria efetuada dentro da CANPAT cuja soma de esforços está sendo significativa para a redução de acidentes do trabalho nessa importante atividade, com a construção de uma nova forma de pensar a Segurança e Saúde nos canteiros de obras pela nosso País.

Louvamos a iniciativa e agradecemos à CBIC por essa importante ação.


 

Promover a prevenção de acidentes do trabalho e atuar pelo desenvolvimento de um trabalho cada vez mais seguro no ambiente da construção civil é a essência da existência dos Seconcis em 29 cidades do país.

Quando elaboramos programas ocupacionais, quando realizamos os exames de saúde ocupacional dos trabalhadores, nas palestras e treinamentos nos canteiros de obras, nos cursos de qualificação, nos atendimentos assistenciais que ajudam a melhorar as condições de saúde dos trabalhadores e assim proporcionam maior capacidade laborativa destes, o foco de nossas ações é, além da responsabilidade social, proporcionar mais segurança e saúde nas empresas do setor da construção.

Por esse motivo, para os Seconcis representados pelo Seconci Brasil, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção – CANPAT Construção, proposta pela Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas – CPRT da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, é de fundamental importância.

Vemos que a CANPAT Construção, que desde o seu início conta com nosso total apoio, auxilia na implantação da cultura prevencionista que tanto acreditamos e pela qual arduamente trabalhamos ao longo dos anos.

Parabenizamos à CBIC e a CPRT pela iniciativa e aos parceiros SESI e Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) por encamparem a ideia.

Realização: