CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA CULTURA PREVENCIONISTA

Ricardo Dias Michelon
Vice-presidente da CPRT

Presente em todas as atividades econômicas, o setor da construção conta com uma grande quantidade de trabalhadores para realizar suas atividades, seja na construção de prédios e casas, em obras de infraestrutura urbana, de edificações industriais, obras comerciais, de saneamento ou de restauro.

Atenta à importância da cultura prevencionista, a CBIC tem atuado fortemente na prevenção de acidentes no trabalho, com ações informativas para sensibilizar e capacitar seus mais de 2,6 milhões de trabalhadores formais sobre questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho (SST).

A partir de 2017, com a CANPAT Construção, a CBIC, em correalização com o Sesi Nacional e a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), com apoio do Seconci Brasil, intensificou seu trabalho em prol de uma cultura prevencionista na indústria da construção.

Para superar o desafio cultural, durante os eventos anuais da CANPAT Construção o setor também tem levado o tema de SST às escolas de Ensinos Fundamental e Médio para que os alunos disseminem o conhecimento adquirido junto aos seus familiares e à sociedade.

A CANPAT Construção mostra os esforços e a responsabilidade dos empregadores do setor na condução do tema saúde e segurança no trabalho e em tudo o que é feito pelo setor produtivo para garantir o bem-estar de quem constrói o Brasil.


 

Um dos grandes desafios enfrentados pela indústria da construção é a busca por soluções técnicas que modernizem e assegurem processos construtivos mais seguros e saudáveis, aumentando a produtividade e a competitividade das empresas. Estudos de relevância internacional demonstram a relação direta da segurança e saúde no trabalho com os desempenhos dos trabalhadores uma vez que os acidentes e doenças ocupacionais impactam nas atividades da indústria, independente da sua gravidade, ocasionando consequências na produtividade do trabalho, seja pela ausência do trabalhador, seja pelos custos associados ao seu afastamento, além da
diminuição da qualidade de vida do trabalhador.

Com o objetivo de apoiar a indústria da construção no enfrentamento desses desafios, o SESI – Serviço Social da Indústria, em parceria com a CBIC, disponibiliza publicações técnicas que apoiam na redução de acidentes, metodologias para implantação de programas para gestão de riscos e realiza eventos técnicos para disseminação de conhecimento em Segurança e Saúde
no Trabalho.

Esse conjunto de iniciativas integram a plataforma digital SESI Viva+, que permitem às empresas o acesso a painéis de informações gerenciais e programas na área de SST e Promoção da Saúde. Por meio de um canal web exclusivo, a empresa pode fazer a gestão completa de seus programas legais de SST, utilizando dashboards e sistemas que contribuem para redução dos riscos ocupacionais (SESI Facilita e S+). A plataforma SESI Viva+ apoia as empresas no atendimento das obrigações do eSocial, oferece treinamentos EaD, telemedicina dentre outras soluções para a indústria na área de SST.

Como grande parceiro da segurança e saúde na Indústria da Construção, o SESI apoia a CANPAT Construção (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção) por se tratar de excelente espaço para oportunizar a troca de experiências e estreitar parcerias e relacionamento com entidades do setor e o Ministério do Trabalho e Emprego.


 

Luiz Felipe Brandão Mello
Secretário de Inspeção do Trabalho

A Secretaria de Inspeção do Trabalho vem desenvolvendo, ao longo dos anos, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), com objetivo de implementar essa tão desejada cultura em prevenção de acidentes do trabalho no Brasil, o que certamente irá refletir, além da redução de acidentes e doenças ocupacionais, em aumento da produtividade dos trabalhadores e na melhora da competitividade das empresas brasileiras.

De fato, um acidente do trabalho pode representar uma tragédia para o trabalhador e/ou sua família, afinal, conforme sua gravidade, pode comprometer a saúde, bem maior de cada um, muitas vezes retirando-lhe a capacidade de produzir e viver plenamente. Para as empresas, o acidente de trabalho também é muito prejudicial, podendo afetar diretamente a produção, causando paralisação temporária das atividades, gerando gastos diretos com remoção e assistência, perda de produtividade, recontratação, requalificação e, por vezes, ações judiciais, inclusive regressivas do INSS.  Não é exagero dizer que um acidente de trabalho pode até mesmo inviabilizar financeiramente uma empresa.

É necessário compreender que acidente do trabalho é prejudicial ao País e que é preciso ações para a conscientização de todos, sejam trabalhadores, empregadores, prestadores de serviço, universidades e a sociedade como um todo. Além das perdas humanas e da capacidade produtiva e social de nossos trabalhadores, a Organização Internacional do Trabalho informou, em seu relatório publicado em 2013, que as perdas financeiras decorrentes de acidentes do trabalho alcançam 4% do PIB mundial, o que dá a magnitude do problema que estamos enfrentando.

Por tudo isso, estamos felizes com a iniciativa da Câmara Brasileira da indústria da Construção – CBIC, ao implementar a CANPAT Construção, que vem levando informações para a disseminação de boas práticas e conhecimentos nessa importante atividade, que se traduz em uma boa forma de pensar a Segurança e Saúde nos canteiros de obras nos mais diversos quinhões de nosso País.

As atividades de construção civil são importantes para o Brasil e é preciso que se sejam sustentáveis, gerando segurança, saúde e satisfação para quem trabalha e resultados positivos para os empreendedores, contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento do nosso País.

Parabenizamos a CBIC por essa importante ação, colaborando para tornar a segurança e saúde nos canteiros de obra um componente de valor para todos que empreendem e laboram no setor de construção civil no Brasil.


 

Promover a prevenção de acidentes do trabalho e atuar pelo desenvolvimento de um trabalho cada vez mais seguro no ambiente da construção civil é a essência da existência dos Seconcis em 29 cidades do país.

Quando elaboramos programas ocupacionais, quando realizamos os exames de saúde ocupacional dos trabalhadores, nas palestras e treinamentos nos canteiros de obras, nos cursos de qualificação, nos atendimentos assistenciais que ajudam a melhorar as condições de saúde dos trabalhadores e assim proporcionam maior capacidade laborativa destes, o foco de nossas ações é, além da responsabilidade social, proporcionar mais segurança e saúde nas empresas do setor da construção.

Por esse motivo, para os Seconcis representados pelo Seconci Brasil, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção – CANPAT Construção, proposta pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas – CPRT da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, é de fundamental importância.

Vemos que a CANPAT Construção, que desde o seu início conta com nosso total apoio, auxilia na implantação da cultura prevencionista que tanto acreditamos e pela qual arduamente trabalhamos ao longo dos anos.

Parabenizamos à CBIC e a CPRT pela iniciativa e aos parceiros SESI e Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) por encamparem a ideia.

Realização: