Logo da CBIC
22/10/2017

Presidente da CMA/CBIC participa de reunião do CBIC Jovem

Uma iniciativa do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc/CBIC), o CBIC Jovem tem como principal objetivo preparar lideranças para os desafios do futuro. Visualizando o tema Sustentabilidade como tema imprescindível para o setor da Construção, o Presidente da Comissão de Meio Ambiente – CMA/CBIC, Nilson Sarti apresentou as ações da Comissão no dia 19 de outubro de 2017, na sede da CBIC em Brasília. Mostrou como o tema da Sustentabilidade está sendo tratado em âmbito mundial, como a discussão sobre cidades compartilhadas e smart cities, novos negócios como o uso de energias renováveis nos empreendimentos, o papel do setor da construção no cumprimento das Metas do Acordo de Paris, na busca de redução de emissões de gases de efeito estufa, prevalecendo preocupações em torno das mudanças climáticas. Falou sobre as iniciativas em torno da Aliança Global para Edifícios e Construção, que centra na realização da transição de baixo carbono e energia através do fomento do desenvolvimento de políticas adequadas para edifícios sustentáveis e eficientes em termos energéticos, o que permite uma transformação concreta da cadeia de valor do setor.

Trabalhos e projetos da Comissão de Meio Ambiente

Sarti apresentou ações desenvolvidas pela CMA, que coordena e desenvolve ações destinadas a disseminar a sustentabilidade na indústria da construção, principalmente no que se refere ao estímulo às boas práticas e alinhamento diante dos principais acordos e agendas internacionais ambientais. Apresentou os temas prioritários da Comissão: água, energia, resíduos, legislação ambiental e cidades sustentáveis. Falou sobre os materiais referenciais produzidos nos últimos três anos, como o último trabalho técnico lançado durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção, realizado no mês de maio deste ano de 2017, em Brasília, sobre Água e Energia – Apresenta diretrizes em torno da Conservação e Gestão da Demanda e Uso de Fontes Renováveis de Energia.

Reforçou o trabalho de âmbito internacional, como a Coordenação de Construção Sustentável da Federação Interamericana da Indústria da Construção – FIIC e a assinatura do Memorando de Entendimento com o Banco Mundial, para a disseminação da Plataforma EDGE, que possibilita incorporadoras e construtoras a rapidamente avaliar e comparar os custos estimados de estratégias de projeto que visam reduções no uso de energia, uso de água e energia embutida nos materiais. Uma inovação da International Finance Corporation (IFC), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, apresenta às entidades a ferramenta EDGE, simplificada e de ágil transformação do mercado de massa que permitirá o Brasil — e outros mercados emergentes ao redor do mundo — aumentar o estoque de edifícios eficientes de maneira rápida, simples e acessível.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024