Logo da CBIC
29/01/2021

92º ENIC trouxe painel sobre novas tecnologias de saneamento

Dentro da programação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), aconteceu o painel virtual “Saneamento – novas tecnologias de gestão para cidades até 100 mil habitantes”.

 

Os painelistas foram o vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea Rogério de Paula Tavares; a diretora técnica da Infinitech Engenharia e Meio Ambiente Virgínia Sodré e a CEO da startup Stattus4 Marília Lima.

 

A mediação foi de Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que abriu a live falando sobre a relevância do tema que está relacionado ao novo marco legal do saneamento, que visa as cidades até 100 mil habitantes e que buscou mostrar como as empresas podem participar desse grande esforço da universalização do saneamento. “É muito importante tratar essa questão do saneamento com o uso das tecnologias, dessa nova era”, comentou.

 

A diretora técnica da Infinitech Engenharia e Meio Ambiente, Virgínia Sodré,  fez uma apresentação sobre tecnologias inovadoras e soluções tecnológicas. Ela trouxe dados da Organização das Nações Unidas (ONU) como que até 2050 mais 50% da população mundial sofrerá  com a falta de água, 2, 5 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso ao saneamento adequado. “O cenário crítico demonstra a necessidade urgente de uma maior preocupação com a gestão da água”, complementou.

 

Vírgínia apresentou ainda novas tecnologias da indústria da água 4.0 como novas águas (água de reuso, água dessalinizada); tecnologia de tratamento de esgoto inovadores; tecnologia para gestão de perdas de água.

 

Durante o painel, Marília Lima, CEO da startup Stattus4, empresa que é especialista em gestão inteligente de recursos naturais, citou a frase do secretário da ONU,  Ban Ki-moon “Não existe plano B porque não existe planeta B”.

 

Marília apresentou a solução 4Fluid Móvel que busca promover eficiência para a distribuição de água por meio do combate a perdas reais, e apresentou alguns casos de sucesso da solução nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.  como otimização de tempo e identificação de fraudes e ligações clandestinas.

 

Já o representante da Aegea, Rogério de Paula Tavares, falou sobre a atuação da empresa que presta serviços de saneamento básico em todo o País, citou que a empresa é signatária do Pacto Global e tem compromisso com a Agenda 2030. Rogério citou  que “universalizar o saneamento hoje no Brasil é atender as populações mais carentes, em municípios mais distantes”.

 

 

O 92º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e correalizado por Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento tem como patrocinador silver o Sebrae, como patrocinador platinum Arcelormittal Brasil e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio de Sesi Nacional e Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024