Logo da CBIC
19/11/2019

Eleições 2020: Conecti discute desenvolvimento dos municípios

Pensar em soluções para os problemas locais e promover o desenvolvimento dos municípios, além de disseminar soluções relacionadas à governança compartilhada é o que já vem ocorrendo em cidades como Brasília, Goiânia e Manaus, que colocaram em prática o projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’. Com esse foco, o Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti CBIC 2019) vai apresentar um painel sobre o tema, no dia 22 de novembro.

O consultor de sustentabilidade e ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros,será um dos palestrantes, junto com o secretário de Governo do Distrito Federal (GDF), José Humberto Pires, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Paulo Muniz.

O projeto visitou, desde 2012, 29 cidades, nas 5 regiões brasileiras e algumas delas se transformaram em exemplos de sucesso e referência de boas práticas. Assim como Maringá, Brasília, Goiânia, Manaus, Bento Gonçalves, dentre outras, também conseguiram estruturar a sociedade local para definir os projetos estratégicos dos seus municípios. Segundo Silvio Barros, o objetivo é um planejamento econômico e sustentável do futuro das cidades, inclusive com foco na aproximação das eleições municipais em 2020. “Uma das contribuições importantes do projeto seria a sociedade se organizar e apresentar sugestões do que ela gostaria que fosse feito na sua cidade, para ter um futuro melhor. Esse pensamento de planejamento estratégico para o futuro, independentemente de ser ou não aproveitado pelos candidatos, é um exercício muito saudável para qualquer comunidade”, detalha Barros.

De acordo com o presidente do Codese-DF, Paulo Muniz, Brasília é um bom exemplo de como a parceria com o governo vem dando certo, com mais de 20 ações sugeridas ao GDF pelo Codese emplacadas e outras a caminho. “O político tem que entender que é mandatário e quem deu o mandato foi a sociedade e, por isso, tem que respeitar e saber o que a sociedade está buscando”, ressalta Muniz.

Sobre a decisão da CBIC de criar o projeto, o presidente da entidade, José Carlos Martins, reforça a importância do tema. “Já que a mudança é inevitável, questionamos se a sociedade civil quer ser refém ou protagonista? A CBIC optou por ser protagonista”, justifica Martins.

O Conecti CBIC 2019 é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon PR/Noroeste), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

O tema do painel tem interface com o projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’, uma iniciativa desenvolvida desde 2012 pela CBIC — por meio da Comissão de Meio Ambiente (CMA) —, com a correalização do Sesi Nacional.

Confira o vídeo do presidente da CBIC convidando para o Conecti:

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024