Logo da CBIC
13/11/2019

O Futuro da Minha Cidade alcança sociedade civil organizada de Limeira

A sociedade civil organizada de Limeira/SP recebeu ontem (12) o ‘Seminário O Futuro da Minha Cidade’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil).

Mais uma vez, o projeto ‘O Futuro da Minha Cidade (OFMC)’ da CBIC e do Sesi Nacional cumpriu o seu objetivo de mobilizar a sociedade local e o Poder Público e incentivar a parceria em busca de soluções para o desenvolvimento sustentável da Cidade, a fim de evitar a descontinuidade dos projetos estruturantes para a cidade em razão de possíveis mudanças na gestão municipal.

“A intensão é provocar a sociedade civil a sair da sua zona de conforto e passar a ser protagonista do futuro da cidade. Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum. É muito importante que a cidade saiba para onde está indo ao longo do tempo e não ficar apenas refém de a cada quatro anos, numa troca administrativa, não saber se as coisas vão melhorar ou piorar”, disse Silvio Barros.

Em Limeira, a iniciativa contou com o poio da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo) e do Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

A meta do OFMC é estruturar um Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Codese) com a atribuição de desenvolver e apresentar um plano estratégico do município aos gestores públicos, visando estabelecer ações de curto, médio e longo prazo, no mínimo por 20 anos, para que os projetos estruturantes sejam continuados independentemente de eventuais mudanças de governo. Com Limeira, o projeto já envolveu mais de 29 cidades, nas cinco regiões do país.

Silvio Barros, no Seminário ‘O Futuro da Minha Cidade’, em Limeira

 

Silvio Barros, consultor de sustentabilidade da Solução Consultoria, do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’ da CBIC, ex secretário de desenvolvimento urbano e de planejamento do governo do estado do paraná e ex prefeito da cidade de Maringá PR, por dois mandatos consecutivos, reforça, na palestra ‘Seja protagonista e não refém do futuro da sua cidade’ a importância da participação do cidadão no acompanhamento das ações estratégicas da cidade, apresentando as experiências exitosas das parceria realizadas entre a sociedade organizada e a gestão pública nos municípios de Maringá, Brasília, Goiânia, Manaus, Cascavel, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Porto Velho, entre outras.

Seminário ‘O Futuro da Minha Cidade’, em Limeira/SP

Além da sociedade local e dos secretários municipais, que assinaram a Lista dos Apaixonados pela Cidade, se comprometendo com Limeira, também participaram do evento:

  • Mário Celso Botion, prefeito de Limeira
  • José Mário Bozza Gazzetta, presidente da Acil
  • Jairo Ribeiro Filho, diretor regional do Ciesp
  • Marcelo Coluccinni, diretor do Secovi e Aelo e representante das entidades associadas à CBIC
  • Roberta Botion, presidente do Fundo Social de Solidariedade
  • Raul Groppo, presidente do Observatório Social
  • Fúlvio Drago, presidente da Associação Limeirense de Joias (ALJ)
  • Renato Maluf, presidente do Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira (Sincaf)

“Tradicionalmente, Limeira tem um engajamento da sociedade e a gente já tentou trabalhar esse processo de um plano estratégico no passado, mas faltava um pouquinho de mobilização da população”, destaca o secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Limeira, Tito Almirall.

O secretário reforça a necessidade de conscientizar os cidadãos a apresentar esse plano aos candidatos às vagas de prefeitos e vereadores da região para as Eleições de 2020, e a vontade de Limeira participar do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’. “Agora, acho que a gente está mais maduro para esse processo que é extremamente relevante pro município. Vamos pensar e definir coletivamente os caminhos que nós podemos trilhar juntos para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, menciona.

 

Conheça mais sobre O Futuro da Minha Cidade e se apaixone pela proposta

No próximo dia 22 de novembro, o Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Conecti CBIC 2019), em Maringá, discutirá mais sobre o projeto ‘O Futuro da minha Cidade’. Participe! Dia 15 de novembro (sexta-feira) é o último dia de inscrição. Confira a programação e inscreva-se.

Neste evento você será conectado à:

  • Tendências
  • Protagonismo
  • Inovações tecnológicas
  • Cidades inteligentes
  • Mobilidade urbana
  • Empregos do futuro
  • Perspectivas de mercado
  • Negócios sustentáveis

Aproveite também para contribuir e enviar suas sugestões: como você imagina a sua cidade daqui a 20 anos? Neste grupo reunimos mais de 650 membros, gente interessada em participar ativamente de um debate que fala sobre cidadania, sustentabilidade, cidades inteligentes. Tratamos de governança compartilhada, com iniciativas da sociedade civil organizada.

Participe!

Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/274164866851631/

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024