Logo da CBIC
11/11/2019

Limeira recebe projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), promove nesta terça-feira (12), às 19 horas, em Limeira (SP), um evento de sensibilização do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’. A iniciativa visa a mobilização da sociedade para ser protagonista na gestão dos municípios, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade urbana. O público-alvo do evento é a população de Limeira e os membros das entidades locais

A apresentação sobre o projeto será feita pelo engenheiro civil Silvio Barros, que é especialista em engenharia sanitária e ambiental, ex-prefeito de Maringá e secretário de Desenvolvimento Urbano e de Planejamento do Governo do Estado do Paraná.

De acordo com Tito Almirall, secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Limeira, sensibilizar a sociedade civil organizada a estruturar um conselho da cidade para executar um planejamento de desenvolvimento econômico, social e garantir as ações estruturantes de longo prazo, já era um tópico trabalhado na cidade. “Tradicionalmente, Limeira tem um engajamento da sociedade e a gente já tentou trabalhar esse processo de um plano estratégico no passado, mas faltava um pouquinho de mobilização da população”, explica.

O secretário reforça a necessidade de conscientizar os cidadãos a apresentar esse plano aos candidatos às vagas de prefeitos e vereadores da região para as Eleições de 2020, e a vontade de Limeira participar do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’. “Agora, acho que a gente está mais maduro para esse processo que é extremamente relevante pro município. Vamos pensar e definir coletivamente os caminhos que nós podemos trilhar juntos para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, destaca.

O evento será realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), entidade que promove o evento juntamente com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Apoiam a iniciativa a Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano (Aelo) e o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

O projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’ propõe mobilizar a sociedade civil organizada a participar na gestão das cidades, estruturando um conselho de desenvolvimento econômico sustentável com a atribuição de desenvolver e apresentar um plano estratégico aos gestores públicos visando estabelecer ações de curto, médio e longo prazo, no mínimo 20 anos, para que os projetos estruturantes, sejam continuados independentemente de eventuais mudanças de governo.

Atualmente são mais de 28 cidades envolvidas nesse projeto, localizadas nas cinco regiões brasileiras.

Quer participar?

Os interessados no projeto ‘O Futuro da minha Cidade’ podem participar da discussão presencialmente, no dia 22 de novembro, Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Conecti CBIC 2019), em Maringá. Confira a programação e inscreva-se.

Neste evento você será conectado à:

  • Tendências;
  • Protagonismo;
  • Inovações tecnológicas;
  • Cidades inteligentes;
  • Mobilidade urbana;
  • Empregos do futuro;
  • Perspectivas de mercado;
  • Negócios sustentáveis.

Aproveite também para contribuir e enviar suas sugestões: como você imagina a sua cidade daqui a 20 anos? Neste grupo reunimos mais de 650 membros, gente interessada em participar ativamente de um debate que fala sobre cidadania, sustentabilidade, cidades inteligentes. Tratamos de governança compartilhada, com iniciativas da sociedade civil organizada.

Participe!

Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/274164866851631/

Serviço

‘O Futuro da Minha Cidade’
Data: 12/11
Horário: das 19h às 21h15
Endereço: Auditório ACIL – R. Santa Cruz, 647 – Centro, Limeira – SP

 

 

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024