Logo da CBIC
26/01/2021

Cidades Sustentáveis é tema de painel no ENIC 2020

Dentro da programação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), aconteceu o painel virtual “Cidades Sustentáveis”.

 

Os painelistas foram o diretor executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) Felipe Faria; o superintendente executivo do Serviço Social Autônomo PARANACIDADE Alvaro Cabrini Junior; e o sócio-diretor da Petinelli – empresa de engenharia e consultoria em construção sustentável – Vagner Guido Petinelli.

 

A mediação foi de Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMAC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que abriu a live falando sobre a importância da sustentabilidade e eficiência energética em prédios  públicos. “Essa é a tendência, um caminho sem volta”, falou.

 

Felipe Faria lembrou que a construção civil está muito próxima da realidade da sustentabilidade, ele comentou que no Brasil já há muitos prédios, sendo a sua maioria de painéis fotovoltaicos na cobertura. “A resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ajudou a baratear o sistema”, comentou.

 

De acordo com Faria, a energia no Brasil não é barata, mas os preços dos painéis vêm caindo de preço e o país vem adquirindo ganho de maturidade nas edificações.

 

Alvaro Cabrini fez uma detalhada apresentação sobre os resultados do Projeto PARANACIDADE, que pode ser levado para outros estados do País. “399 municípios do Paraná já aderiram à Agenda 2030”, falou. A Agenda 2030 é um plano de ações da Organização das Nações Unidas (ONU) que traz diversos objetivos voltados para o desenvolvimento sustentável.

 

Nilson Sarti lembrou que a capilaridade da CBIC é grandes, pois está representada em todos os estados brasileiros, e a entidade pode contribuir para a disseminação do projeto PARANACIDADE.

 

Vagner Guido citou que a sociedade não assimilou ainda o quanto que o Brasil já se posicionou na liderança da auto-suficiência. Ele lembrou, inclusive, que a temática da sustentabilidade engaja um público que vai além da construção civil e reforçou: “o PARANACIDADE tem um grande potencial”.

 

O 92º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e correalizado por Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento tem como patrocinador silver o Sebrae, como patrocinador platinum Arcelormittal Brasil e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio de Sesi Nacional e Senai Nacional.

 

 

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024