Logo da CBIC
29/09/2020

Setor premia boas práticas em gerenciamento de resíduos nos canteiros

Foram anunciados no dia 28/9, durante o evento ‘Fim de Tarde Virtual do Sinduscon-MG’, os vencedores da primeira edição do ‘Prêmio de Boas Práticas em Gerenciamento de Resíduos em Canteiros de Obras’. de iniciativa da Vice-presidência de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente e da Diretoria Técnica de Meio Ambiente. A premiação homenageou as empresas e o operário que mais se destacaram no gerenciamento adequado de resíduos da construção civil (RCC).

O prêmio contemplou quatro categorias, sendo ‘Ouro’, ‘Prata’ e ‘Bronze’ destinadas às empresas associadas que apresentaram maior pontuação em requisitos como plano de gerenciamento, segregação de resíduos, ações de educação ambiental e destinação ambientalmente adequada. Já a categoria ‘Operário Destaque’ reconheceu o colaborador que mais se destacou em práticas sustentáveis, conhecimento e disseminação do programa de meio ambiente da empresa e sensibilização de envolvidos.

“Todas as empresas que participaram da premiação cumpriram o propósito de alinhar o viés ambiental a seus negócios. É isso que buscamos. Que continuemos pautando o desenvolvimento sustentável, através do respeito ao meio ambiente, do atendimento à legislação e, no contexto do prêmio, fazer o gerenciamento ambiental adequado dos resíduos da construção civil”, destacou Eduardo Moreira, vice-presidente de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG.

Na categoria ‘Empresa Ouro’, a vencedora foi a Direcional Engenharia, com o canteiro de obra do empreendimento ‘Reserva do Lago’. A engenheira Ana Luísa Gonçalves reforçou a importância do gerenciamento de resíduos nos empreendimentos da Direcional: “Utilizamos métodos construtivos diferenciados, o que já reduz a geração de resíduos nas obras. Reciclamos papel, plástico e outros materiais. O gerenciamento de RCC já nasce no início do projeto. Treinamos a equipe e mostramos o que é certo fazer”.

A Precon Engenharia foi agraciada na categoria ‘Prat’”, com o canteiro de obras ‘Ville Hércules’. “A Precon já tem uma cultura muito forte de cumprimento ao Plano de Gerenciamento de Resíduos e participar da premiação foi como descrever o nosso dia a dia. Os colaboradores tiveram muitas ideias criativas e pudemos implantá-las em várias obras. Caminhamos, sempre, buscando a excelência”, acrescentou Isabela Rodrigues, analista de Qualidade da empresa, durante o agradecimento.

Vencedora da categoria ‘Empresa Bronze’, a MRV colhe os resultados positivos das boas práticas em gerenciamento de resíduos. “Nos últimos quatro anos, tivemos mais de 60% de redução da nossa geração de resíduos nos canteiros de obras em nível nacional, gerando uma economia de R$ 6 milhões. É gratificante participar do prêmio e apresentar as ações que a MRV vem realizando não só na parte de gerenciamento de resíduos, mas também nas questões ambientais e sociais, com o envolvimento de toda a companhia para alcançar bons resultados”, afirmou Rosana Santiago, engenheira e analista ambiental.

Robson Moreira da Silva, da Precon, foi o vencedor da categoria ‘Operário Destaque’. Em um dos momentos mais emocionantes do evento, agradeceu à empresa “por levar as suas ideias ao canteiro de obras”.

 

Sustentabilidade na construção civil

O Fim de Tarde foi iniciado com uma palestra de Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), sobre ‘Sustentabilidade na Construção Civil’. Nilson destacou quatro temas prioritários da CMA:

  • Mapeamento de oportunidades de negócios em sustentabilidade, como o IPTU Verde e o incentivo de financiamentos para empreendimentos mais sustentáveis;
  • Gestão de recursos (água, energia e materiais);
  • Proposição de legislações e políticas públicas ambientais, e
  • Cidades inteligentes.

“A CBIC vem trabalhando fortemente nessas questões. Conseguimos avançar na questão da Lei Geral de Licenciamento Ambiental e do novo Marco Legal do Saneamento Básico, mas ainda há desafios”, pontuou Nilson, que também reforçou o convite aos associados para o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será realizado em formato virtual nos dias 2 e 3 de dezembro.

O Fim de Tarde contou ainda com participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho. Ela ressaltou a importância do sindicato para reforçar as boas práticas ambientais na construção civil. Também acompanharam o evento o presidente da FEAM, Renato Brandão; o assessor de Políticas Ambientais da Prefeitura de BH, Eduardo Tavares, representando o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck; e Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG.

“O Sinduscon-MG, como representante das empresas de construção civil de Minas Gerais, tem atuado fortemente na promoção da sustentabilidade no setor por meio de suas Comissões. E o exemplo das nossas empresas associadas no gerenciamento adequado de resíduos só reforça isso”, enfatiza Geraldo Linhares, presidente da entidade.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024