Logo da CBIC
06/12/2022

CBIC promove o 2° workshop do O Futuro da Minha Cidade. Veja como foi!

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu, nesta terça-feira (6), o “Segundo Workshop do O Futuro da Minha Cidade”. O evento contou com a participação de Silvio Barros e integrantes do Conselho de Mobilizações, das cidades participantes do projeto.

Para o presidente da CMA/CBIC, Nilson Sarti, essa discussão é fundamental. “A gente vê muitas cidades olhando pelo retrovisor. As cidades se reinventam o tempo todo. Precisamos inserir nossa comunidade nesse conceito e reter talentos”, destacou.

Durante o encontro, o consultor da CBIC, Silvio Barros, apresentou os motivos que fizeram a CBIC criar o projeto O Futuro da Minha Cidade (OFMC). “Nós construímos as cidades Saneamento, Viaduto, Habitações e tudo que fazemos fica na cidade. Nós somos obrigados a olhar para frente e nos preparar para tendências e podemos ajudar a ajustar as regras. Se nossa cidade for bem, estiver bonita e organizada, nosso negócio floresce”, disse.

No âmbito dos edifícios sustentáveis, Barros afirma que não é prática apenas de países desenvolvidos. É o contrário. Nessa linha, um prédio do Paraná foi eleito o mais sustentável do mundo, com a maior pontuação do planeta. “É brasileiro. O prédio era normal, um condomínio a preço de custo. Mas fizeram um estudo de mercado e buscaram um diferencial para o empreendimento ter êxito. A construção foi realizada com o mesmo orçamento que um prédio convencional. Sem gastar nada”, explicou. O Eurobusiness trata 100% da água e garantiu a certificação LEED Zero Water e é o primeiro do mundo a ganhar este título de autossuficiência em água. 

Estudos realizados pela Universidade de Harvard e Fundação Getúlio Vargas mostram que edifícios sustentáveis são ótimos investimentos, além de ajudar o meio ambiente. Essa já é uma demanda mundial. Na França existe uma lei nacional que determina que novos prédios tenham plantas ou painéis solares para telhados. Caso não tenha, o projeto não será aprovado e liberado para construção.

Sobre mobilidade nas cidades, Barros trouxe dados que demonstram a falta de vontade dos jovens de terem carros. O especialista defendeu o desenvolvimento de um novo conceito para acompanhar a mobilidade compartilhada. Na questão dos resíduos sólidos, Barros mencionou que este é um problema que todas as cidades têm. “Estamos enterrando lixo e isso é muito errado. Aterro sanitário é coisa do passado. Países desenvolvidos estão colocando prazo para acabar com os aterros. Aqui, os prazos são para começar aterros. É preciso avançar na direção que o mundo está indo”, disse.

Barros apresentou um case da cidade Irati do Paraná, que é a primeira a transformar lixo em madeira biossintética. “É possível produzir coisas fantásticas com esses materiais e nós estamos enterrando, jogando fora”, afirmou.

O evento contou ainda com apresentação dos CODESES (Conselhos de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico). Veja abaixo a lista dos participantes:

  • Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão/PR – CODECAM, Fernando Yukio Mizete;

  • Consultor do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul/SC – CODENSUL, Cleber Stassun;

  • Secretária Executiva e Coordenadora da Câmara Técnica de Desenvolvimento Urbano do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde/GO – CODERV, Janaine Marquez e Ana Paula Cintra;

  • Diretora Executiva do POD – Programa Oeste em Desenvolvimento – Oeste do Paraná, Lara Beatrice Biezus.

Crédito das fotos: Breno Esaki/CBIC

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.

Os temas têm interface com o projeto “Futuro da Minha Cidade”, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e está alinhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 11 e 17:

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.