Logo da CBIC
07/06/2022

CMA/CBIC desenvolverá uma série de conteúdos especiais em comemoração ao Mês do Meio Ambiente

Neste mês de junho, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) produzirá uma série de conteúdos especiais sobre os temas prioritários de atuação da área: Gestão Hídrica, Certificações Ambientais, Legislação Ambiental e Descarbonização. A proposta é levar às empresas do setor os tópicos de discussão em torno de uma agenda imprescindível e que exigirá cada vez mais diretrizes de governança em torno da sustentabilidade ambiental.

A primeira etapa será dedicada à Gestão Hídrica, também em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 08 de junho. O tema está em período de grande atenção, pois se encontra em plena Década da Ciência Oceânica, onde o Brasil participa, através do Ministério de Ciência e Tecnologia, da Marinha, da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) e do Programa Internacional junto à Unesco.

Em seguida, a Comissão vai preparar um conteúdo especial sobre algumas das Certificações Ambientais, voltadas para o setor da construção: Certificação EDGE, AQUA, LEED, Selo Casa Azul e Procel Edifica. O material vai trazer cases exitosos e depoimentos de todas as instituições envolvidas em cada uma delas.

As Legislações Ambientais vão buscar um enfoque prático da temática: perspectivas de discussões para este ano e depoimentos dos principais consultores da entidade sobre o assunto.

Para encerrar a série comemorativa, o processo de descarbonização do setor será a pauta da vez. As recentes regulações em torno do mercado de carbono, tendências e oportunidades vão finalizar os conteúdos especiais.

O Presidente da CMA, Nilson Sarti, reforça a importância do acompanhamento de todo o setor em torno destas temáticas, que virão em breve como indicadores condicionantes de contratações, tendo em vista a agenda ESG que veio para estabelecer novos parâmetros de negócios.

“Todo dia é dia do Meio Ambiente. Precisamos nos alertar para ações urgentes no setor. Como a descarbonização, o ESG e as agendas prioritárias da CMA/CBIC, que são: redução do consumo de água, de energia e de resíduos. Vamos seguir neste caminho para dar uma melhor condição de vida para o nosso país e para o mundo”, disse.

Esta semana, a CBIC está participando do evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, nos dias 7 e 8 de junho, onde o primeiro Seminário está abordando junto à Indústria a questão em torno da Segurança Hídrica e a Relação com os Aspectos Econômicos.

Acompanhe nossa série especial de conteúdos nas redes e canais de comunicação da CBIC.

 

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024