Logo da CBIC
01/06/2022

CMA participa da oficina de construção da Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou, nesta terça-feira (31/05), da Oficina de Desenvolvimento Sustentável e Competitividade, promovida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo foi desenvolver a minuta da Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade. Segundo o Inmetro, a previsão é que o texto entre em consulta pública em agosto deste ano.

A Comissão foi convidada a contribuir e expor percepções sobre o tema da sustentabilidade e os diversos assuntos, iniciativas e ações que permeiam a temática e refletem cada vez mais nas atividades, produtos e serviços e respectivos resultados.

“A crescente importância do desenvolvimento sustentável no mercado, na competitividade e na agenda internacional  tem se traduzido por medidas técnicas que envolvem a infraestrutura de qualidade”, disse a gestora da CMA, Mariana Silveira Nascimento.

Durante o encontro, foram discutidas algumas perguntas como: Quais os principais desafios para a Infraestrutura de Qualidade no Brasil? Como alinhar e viabilizar a oferta da Infraestrutura de Qualidade no Brasil com as necessidades decorrentes do desenvolvimento sustentável?.

Mariana Silveira Nascimento disse que, após a consolidação das contribuições, percebeu um alinhamento multisetorial e uma convergência de agendas entre os demais atores envolvidos, como diretrizes em ESG (Environmental, social, and corporate governance), processo de descarbonização e integração aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024