Logo da CBIC
19/04/2022

CMA realiza evento sobre certificação EDGE e ESG. Baixe o ebook gratuito!

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou, nesta terça-feira (19/4), evento gratuito, fruto de uma parceria entre a CBIC, a International Finance Corporation (IFC) e a SGS, com o tema “Como a Certificação EDGE poderá contribuir no cumprimento das Diretrizes ESG? Como iniciar o processo de descarbonização do setor da Construção?”. Foi anunciado que todos os membros da CBIC terão um desconto de 10% em todas as taxas de certificações EDGE e um desconto de 20% em todos os serviços de auditoria executados pela SGS. Além disso, foi lançado um ebook exclusivo sobre construções verdes, demonstrando as vantagens e benefícios de certificações ambientais.

Durante a abertura do evento, o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, afirmou que o ESG é uma agenda que permeia a sociedade. “Isso se dá pela importância que ela tem, de envolver meio ambiente, social e governança”, destacou.

No encontro, o presidente da Comissão de Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, afirmou que a conscientização que está havendo na população sobre o tema, principalmente no empresariado, é um fato que já faz parte do dia a dia. “E também da nossa vida. Por isso a importância de hoje estar junto com vocês”, disse.

O presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, parabenizou a parceria. “É fundamental. A CBIC já vem trabalhando esse tema há muito tempo, com a liderança do Nilson, e ferramentas que podem tornar mais simples a busca de um reconhecimento através da certificação, certamente será muito positivo para as empresas. A área de habitação de interesse social também já vem percebendo a vantagem de levar os empreendimentos itens de sustentabilidade. A própria Caixa Econômica Federal dentro de uma classificação de desempenho técnico das empresas, que facilita os processos de análise e contratação de financiamento, prestigia a prática. Acho que eventos como esse só vão facilitar que essas empresas possam se atualizar e se incorporar”, destacou.

O gerente-geral da IFC no Brasil, Carlos Leiria, afirmou que a parceria entre a CBIC e a IFC vai alavancar a possibilidade de existir mais edifícios sustentáveis no Brasil. “O EDGE é uma ferramenta gratuita e mexe com o desenho da construção. Com ele, chega a uma redução de 20% no consumo de energia e no consumo de água, tanto nos materiais que são utilizados, como depois na operação dos edifícios – o que é muito importante, porque hoje em dia quem procurar apartamento para comprar ou arrendar, começa a dar preferência a edifícios e apartamentos que sejam sustentáveis”, disse.

Já a oficial de Operações da IFC, Helena Meurisse, discorreu sobre a Certificação EDGE como um diferencial no cumprimento da agenda ESG. Ela explicou que existem três níveis de certificação EDGE. O nível 1, que é o certificado EDGE, tem 20% ou mais de economia de energia, água e energia incorporadas aos materiais. O nível 2, o EDGE avançado, conta com 40% ou mais de economia de energia. Já o nível 3, EDGE Carbono Zero, conta com 100% de energia renovável ou compra de compensações de carbono.

A coordenadora de Negócios de Certificações de Sustentabilidade e Projetos de Carbono da SGS, Luiza Toscan, explicou que a SGS atua com a execução da auditoria da certificação. “Existem edifícios certificados Sintali-SGS em mais de 60 países.

O evento contou ainda com apresentação de case com o diretor financeiro da MPD Engenharia, Roberto Muniz Ely, e o gerente de orçamento da MPD Engenharia, Leonardo Pires de Luca, apresentaram o case “Implantação da Certificação EDGE do residencial Verve Pinheiros”.

O sócio do Banco Itaú BBA e head comercial do segmento imobiliário, Miltom D’Avila Carvalho, também apresentou o Plano Empresário Verde e Certificação EDGE: incentivo à construção sustentável com taxas diferenciadas.

Assista ao evento na íntegra

Baixe o ebook gratuitamente

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024