Logo da CBIC
14/04/2022

CBIC e IFC se unem para estimular a descarbonização do setor e promover a transformação da construção verde no Brasil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a IFC, membro do Grupo Banco Mundial, se uniram para estimular a descarbonização do setor da construção civil e impulsionar a certificação EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) no Brasil, contribuindo para a redução das emissões de CO2 associadas às operações de construção. As próximas ações da parceria também com a certificadora/auditora SGS serão divulgadas em evento virtual e gratuito no dia 19 de abril, às 9h. O webinar contará com a presença de especialistas EDGE e também com demonstração de cases de sucesso no Brasil. O evento será aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas no neste link. Além disso, os interessados terão acesso a um ebook exclusivo sobre construções verdes, demonstrando as vantagens e benefícios de certificações ambientais.

CBIC e IFC trabalharão em conjunto para disseminar conhecimento, ampliar a capacidade de credenciar edifícios ecoeficientes e promover o acesso à certificação EDGE no setor de construção, incluindo para pequenas e médias empresas, desenvolvedores, empreendedores e associações industriais. A certificação EDGE é uma inovação da IFC que oferece um software gratuito para identificar soluções econômicas para projetar edifícios verdes com menor impacto ambiental e custos operacionais mais baratos.

A IFC projeta uma oportunidade de investimentos em construção verde de US$ 24,7 trilhões até 2030 em todas as cidades de mercados emergentes com mais de meio milhão de habitantes. A certificação de edifícios verdes vai além da demonstração de responsabilidade ambiental de uma empresa. Ela pode aumentar receitas, atrair clientes e facilitar o acesso ao crédito. De acordo com o World Green Building Council (WGBC), edifícios comerciais verdes registram índices de ocupação até 23% mais altos e podem gerar renda de aluguel até 8% mais elevadas. Entre os principais benefícios da certificação estão a redução de emissões na cadeia produtiva, eficiência energética das edificações, uso racional da água, uso eficiente de recursos, confiança e credibilidade de consumidores e fornecedores e a valorização do ser humano.

Veja abaixo a programação do evento:

9h – 9h10

  • Abertura e início da programação do evento e diretrizes gerais da parceria CBIC e IFC

Nilson Sarti, presidente da CMA/CBIC e Carlos Leiria Pinto, gerente-geral do IFC

9h10 – 9h15

  • Certificação EDGE: um diferencial competitivo no cumprimento da Agenda ESG

Helena Meurisse, oficial de operações da IFC

9h15 – 9h35

  • Apresentação do case: Implantação da Certificação EDGE do residencial Verve Pinheiros

Roberto Muniz Ely, diretor financeiro da MPD Engenharia e Leonardo Pires de Luca, gerente de orçamento da MPD Engenharia

  • Plano Empresário Verde e Certificação EDGE: incentivo à construção sustentável com taxas diferenciadas

Miltom D’Avila Carvalho, head comercial do segmento imobiliário e sócio do Banco Itaú BBA

9h35 – 9h40

  • Parceria CBIC e SGS/Sintali
  • Certificadora-Auditora
  • Certificação EDGE
  • Apresentação de benefícios para associados CBIC

Luiza Toscan, coordenadora de Negócios de Certificações de Sustentabilidade e Projetos de Carbono da SGS.

9h40 – 9h50

  • Perguntas e Respostas

Nilson Sarti, presidente da CMA/CBIC

9h50 – 10h

  • Lançamento de área exclusiva no site da CBIC para a Certificação EDGE e publicação “Construções Verdes”

Nilson Sarti, presidente da CMA/CBIC

Não perca! Clique aqui e assista!

A 1ª Reunião Ordinária da CMA/CBIC será realizada logo em seguida, em link restrito para convidados e membros da comissão, entre 10h e 11h.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024