Logo da CBIC
08/04/2022

CMA/CBIC realiza evento com a IFC e SGS sobre certificação EDGE, ESG e descarbonização na construção

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizará, no dia 19 de abril, de 9h às 10h, um evento gratuito com o tema “Como a Certificação EDGE poderá contribuir no cumprimento das Diretrizes ESG? Como iniciar o processo de descarbonização do setor da Construção?”. A iniciativa é realizada em parceria entre a CBIC, a International Finance Corporation (IFC) e a SGS. A 1ª Reunião Ordinária de 2022 da Comissão, com link restrito a convidados e membros da Comissão, acontecerá logo após, das 10h às 11h.

A programação especial contará com a participação do gerente-geral da IFC, Carlos Leiria Pinto, que participará da abertura do evento, e da oficial de Operações da IFC, Helene Meurisse, que abordará as possibilidades de investimento no setor da construção, as diretrizes da parceria com a CBIC, além dos benefícios da Certificação EDGE para as construtoras, principalmente as pequenas e médias.

Para o presidente da CMA/CBIC, Nilson Sarti, o evento é de grande importância. “Há um compromisso da descarbonização do setor e vamos começar a introduzir o assunto nesta data. Além disso, temos a Certificação EDGE, que é uma plataforma online, gratuita e simples. Você, empreendedor ou incorporador, pode ter acesso a ela e montar seu projeto sabendo o quanto vai custar, qual é o público-alvo e muito mais”, afirmou.

Sobre a parceria
A CBIC e a IFC assinaram uma parceria no final de 2021, com ações de cooperação na implementação do Programa de Transformação do Mercado de Edifícios Verdes no Brasil. O objetivo é criar capacidades em edifícios verdes e na certificação EDGE no setor privado (incorporadoras, associações do setor, profissionais e outros), instituições financeiras e setor público.

A parceria também visa realizar atividades que resultem no cumprimento de objetivos comuns de promoção dos edifícios verdes para a transformação do mercado de construção no Brasil e de redução das emissões de CO2 associadas ao funcionamento desses edifícios.

Certificação EDGE
Uma inovação da IFC, o EDGE auxilia incorporadoras a construírem e receberem o selo verde de maneira rápida, fácil e economicamente viável. O EDGE tem como base um software gratuito que incentiva soluções para reduzir o uso de água, energia elétrica e da energia utilizada na produção dos materiais de construção em pelo menos 20%, padrão para a certificação. Saiba mais!

Parceria entre CBIC e SGS
A CBIC ainda possui um Acordo de Cooperação com uma das Certificadoras-Auditoras, a SGS/Sintali, com três objetivos principais: promover a Certificação EDGE para os associados da CBIC e demais integrantes do setor da Construção e Mercado Imobiliário; desenvolver impulsionadores de mercado para ajudar a crescer o mercado de construção verde no Brasil; e oferecer um incentivo acordado aos membros da CBIC submetidos à certificação EDGE e divulgará durante o evento uma estrutura de desconto definida para os associados CBIC.

Mais informações sobre o evento, entre em contato com [email protected].

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024