Logo da CBIC
26/11/2021

CBIC apresenta pauta ambiental do setor em Congresso do Minascon

O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Nilson Sarti, apresentou, no dia 24/11, a “Pauta Ambiental da Indústria da Construção”, durante o Congresso de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade do Sinduscon-MG, no Minascon.

Coordenado pelo vice-presidente da área de Meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Adriano Maneta, o debate teve como foco temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade na construção civil. O evento foi realizado pelo Sebrae, Sesi, Senai e Fiemg.

Sobre a Pauta Ambiental da Indústria da Construção, Nilson Sarti destacou o trabalho desenvolvido pela CMA/CBIC, que busca incentivar os investimentos em construções mais sustentáveis, gerar emprego e renda e mitigar os riscos sócios ambientais para as empresas. Assim como engajar o setor nas metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável relacionado à ação climática para 2030.

Neste sentido, mencionou ações da entidade relacionadas à Lei Geral de Licenciamento Ambiental, cuja expectativa é dar maior segurança jurídica para o Estado e o empreendedor. Salientou também a importância de colocar os objetivos das empresas dentro do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Informou que os temas prioritários do setor estão relacionados a incentivo às construções mais sustentáveis, bem como a proposições de legislações e políticas públicas ambientais, dentre elas: emissões de carbono, resíduos, áreas contaminadas, código ambiental urbano, reuso de água, energia fotovoltaica, lei geral de licenciamento ambiental e ESG.

Sarti frisou o apoio da CBIC ao desenvolvimento de boas práticas, como o IPTU Verde, a Outorga Verde e o Financiamento Verde. Citou também a parceria com o IFC, com uso do Edge para a meta de carbono zero no setor, assim como a existência de Conselhos de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codeses) implantado em várias localidades, como resultado do projeto O Futuro da Minha Cidade da CBIC.

No que se refere à COP 26 e aos desafios da construção civil no compromisso de redução das emissões de carbono, Sarti reforçou que “a redução das emissões de carbono nas construções deve ser vista como oportunidade e não como mais uma exigência”, frisou.

Já o consultor da CBIC, Marcos Saes, apresentou a Agenda Ambiental Urbana e os Impactos na Construção, com foco em dois projetos de lei:  Regularização das APPs em Área Urbana e Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

A Ferramenta de Cálculo de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Consumo Energético para as edificações – CeCarbon, que visa a transição para uma economia sustentável, foi apresentada pela coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente do Sinduscon-SP, Liliam Sarrouf.

O instrumento foi desenvolvido em parceria com o Sinduscon-SP, GIZ Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria Nacional de Habitação. A ideia é, a partir de 2022, potencializar seu uso a nível nacional para formar uma base de dados para o setor de edificações no Brasil e possibilitar a compatibilidade entre obras da mesma tipologia.  Saiba mais sobre a ferramenta. www.cecarbon.com.br

Também participaram do evento:

  • Renato Michel, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)
  • Teodomiro Diniz Camargos, presidente da Câmara da Indústria da Construção da Fiemg,

O assunto tem interface com o projeto “Desenvolvimento sustentável na indústria da Construção” da Comissão de Meio Ambiente (CMA), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.