Logo da CBIC
04/10/2019

Sede do sindicato da construção do Paraná é autossuficiente em energia

DCIM101MEDIADJI_0204.JPG

Os desafios e benefícios do projeto de eficiência energética implantado na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) foram abordados na noite de ontem (3/10) pelo CEO da Petinelli, Guido Petinelli.

A partir deste mês, a sede administrativa da entidade, situada no Parolin, em Curitiba, torna-se autossuficiente em energia, ou seja, a edificação produz toda a energia que precisa para a sua operação, com geração de créditos junto à Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Da esquerda para a direita: Liciany Ribeiro (diretora da Ribeiro Solar); Sérgio Crema (presidente do Sinduscon-PR); Guido Petinelli (CEO da Petinelli); Daniel Pimentel Slaviero (presidente da Copel) e Felipe Faria (presidente do GBC Brasil)

 

Junto com o presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Crema, participaram do evento o presidente do GBC Brasil, Felipe Faria; o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, e a diretora da Ribeiro Solar, Liciany Ribeiro.

Além de todas as ações de eficiência energética, como parte de uma visão futura de Zero Energia, o projeto contemplou a implantação de um sistema um painel fotovoltaico no telhado da edificação com 90,1 KW de potência instalada para a geração de energia elétrica, que irá resultar em uma economia anual de aproximadamente R$ 62 mil na conta de luz da entidade.

O projeto também foi pensado e preparado que o Sinduscon-PR se candidate à certificação GBC Zero Energy, do GBC Brasil, organização que concede o selo às edificações que comprovam a autossuficiência energética. O conceito é atestar que em 12 meses corridos de operação a conta entre energia produzida e consumida pela edificação tenha sido igual a zero.

Segundo dados do GBC Brasil, já são 23 projetos registrados, com nove certificações LEED em todo o Brasil. Do total de certificações, cinco são de projetos que receberam a consultoria de sustentabilidade da Petinelli.

Em 2018, o país foi um dos protagonistas no movimento de construções sustentáveis. De janeiro a dezembro, foram 88 registros (três vezes mais que o ano anterior) de empreendimentos que solicitaram a certificação. Já para este ano, estima-se um crescimento de 40% comparado ao ano anterior.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.