Logo da CBIC
28/01/2019

Entenda o papel do GT-Edificações no aumento da eficiência energética

Trabalhar para aumentar a eficiência energética na construção e, assim, ajudar na conservação e consumo racional dos recursos naturais. Este é o principal objetivo do Grupo Técnico para Eficientização de Energia nas Edificações no País. Criado em 2002, o GT-Edificações encarrega-se de elaborar indicadores e requisitos técnicos de uso de energia em construções, necessários para conseguir certificações de conformidade. Saiba mais sobre como o grupo funciona.   

O GT é formado por órgãos governamentais, entidades do setor – incluindo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – e representantes da academia, que se reúnem trimestralmente. Outros participantes são:

  • Ministério de Minas e Energia;
  • Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério do Desenvolvimento;
  • Indústria e Comércio Exterior;
  • Ministério das Cidades;
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações;
  • Ministério do Meio Ambiente;
  • Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel);
  • Programa Nacional da Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet);
  • Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC);
  • Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).

De acordo com o coordenador técnico do GT-Edificações, George Alves Soares, o grupo visa ajudar na coordenação dessas instituições para integrar as ações de cada uma na área de eficiência energética no Brasil. “O GT- Edificações é de fundamental importância para o país”, enfatiza.

Alguns destaques do trabalho do GT-Edificações foram a criação de um processo de regulamentação técnica em edificações comerciais, residenciais e de serviços – materializado no atual Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica); a elaboração de regras para uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nos projetos de edificações e aquisição de maquinários por parte de órgãos públicos federais; e o Selo Procel Edificações, lançado em 2014 pela Eletrobras, que certifica as edificações mais eficientes do mercado.

Após três anos sem reuniões, o GT Edificações retornou suas atividades em 2017 de maneira reformulada. Com reuniões trimestrais, o grupo definiu um plano de trabalho com atuação nos seguintes segmentos:

  • publicar a revisão dos métodos de avaliação das edificações no âmbito do PBE Edifica;
  • capacitar e certificar profissionais e organismos de inspeção para atuação no mercado de etiquetagem de edificações;
  • ampliar a compulsoriedade de adoção do PBE Edifica para outras esferas de governo; disseminar a elaboração e implementação de Diagnósticos Energéticos Operacionais de Edificações (DEO);
  • desenvolver um sistema integrado de gestão de dados referentes ao PBE Edifica;
  • criar possibilidades de negócio e estimular o desenvolvimento de soluções de financiamento para projetos de eficiência energética em edificações.

Para 2019, o grupo pretende ampliar as ações para o estabelecimento da compulsoriedade do PBE Edifica, com o suporte do Plano de Aplicação de Recursos do Procel – 2018. Neste, estão previstos projetos para elaboração de Estudo de Impacto Regulatório, Plano para Compulsoriedade e Suporte à normalização na área de edificações.

Além disso, pretende-se implementar método revisado de avaliação da eficiência energética de edificações, no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem, e estabelecer as bases para a certificação de profissionais para atuação no Programa.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.