Logo da CBIC
21/03/2018

8º Fórum Mundial da Água: participação de setor privado é fundamental para melhorar a gestão hídrica

Na sessão “O engajamento da indústria no gerenciamento de recursos hídricos em diferentes regiões”, coordenada ontem (20/03) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, ficou evidente pelas experiências dos países participantes que a atuação do setor privado é fundamental para melhorar a gestão hídrica, seja em parcerias com o setor público em obras de infraestrutura hídrica, desenvolvimento de inovações para uso mais eficiente da água ou mesmo no diálogo com governo e sociedade. Os debates com representantes de governo, empresas e terceiro setor da Alemanha, França e Colômbia foram coordenados pelo especialista de Políticas e Indústria da CNI, Percy Soares.

Andreas Kraemer, representante do Instituto Ecológico da Alemanha, disse que no país o setor empresarial tem iniciativas de conservação de bacias hídricas, com regras e fundos financiados pelo próprio setor privado. Além disso, indústrias alemãs investem recursos significativos em inovação e, com isso, conseguem ter custo de água e esgoto abaixo do de países com condições hídricas semelhantes.

Christian Lecussan, do Comitê da Bacia Hidrográfica Sena-Normandia, na França, destacou que a indústria na região vem melhorando o uso eficiente da água nos processos, principalmente com investimentos em reuso. A partir de protocolo para preservar fontes de água assinado pelo país durante a 21ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP-21), muitas empresas passaram a investir em reflorestamento para a conservação de bacias. “Com isso, verificamos redução no valor dos impostos pagos pelas empresas por conta de poluição nas águas”, disse.

Para a representante da Associação de Empresários de Colômbia Nancy Palacios, as empresas têm potencial de ampliar o uso eficiente da água para a cadeia de fornecedores e consumidores. Na Colômbia e em países da Aliança do Pacífico, a associação desenvolve com empresas de 27 setores projeto para monitorar o volume de água gasto em processos industriais. “Hoje tem-se 90% das indústrias colombianas com medidas de gasto de água monitoradas e que compartilham conhecimento e experiências entre si para promover o uso eficiente de água”, contou Nancy.

Karin Krchnak, do 2030 Water Resources Group, destacou a importância de parcerias público-privadas para promover obras de infraestrutura hídrica e tecnologias para uso eficiente de água em 14 países que sofrem com a escassez desse recurso. Entre os exemplos citados de iniciativas que a organização apoia estão projetos de irrigação por gotejamento na Índia, e o estímulo a projetos de reuso de água em Bangladesh. “Para alavancar a participação privada em projetos como esses, é importante criar políticas que incentivem o reuso de água, por exemplo, e contar com a participação de todos os segmentos da sociedade nessa construção”, enfatizou Karin.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está participando ativamente do 8º Fórum Mundial da Água, por meio da sua Comissão de Meio Ambiente (CMA) e com a correalização do Senai Nacional.

(Com informações da CNI)

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.