Logo da CBIC
22/05/2025

CBIC debate sustentabilidade na construção em reunião na FIEPA, em Belém

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou, nesta quinta-feira (22), sua reunião ordinária na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). O encontro reuniu representantes do setor para discutir soluções, práticas e estratégias que promovam uma construção civil mais sustentável, inovadora e alinhada a agenda ambiental atual.

A programação contou com debates sobre temas estratégicos para o setor, como a apresentação de programas internacionais de negócios climáticos e financiamento sustentável, conduzida por Diep Nguyen Van-Houtte, gerente sênior do Departamento de Negócios Climáticos, e Silvia Solano, líder regional para América Latina e Caribe do IFC/Banco Mundial.

Também foram discutidos projetos locais, como o Morar Amazônico e o Plano Diretor de Belém, além de atualizações sobre a Taxonomia Sustentável Brasileira, os avanços na definição de índices mínimos de eficiência energética para edificações e a participação da CBIC na Câmara de Participação Social do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM). A recém aprovada Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a agenda de mercado de carbono também estiveram no centro das discussões.

O vice-presidente de Sustentabilidade e presidente da CMA/CBIC, Nilson Sarti, reforçou que trazer esse debate para Belém é fundamental e o que podemos esperar para a COP30. “Nossa missão é discutir temas centrais como taxonomia, plano clima, eficiência energética e cidades resilientes, que precisam estar na mesa da COP, com metas bem definidas. Recentemente estivemos com o presidente da COP, André Corrêa do Lago, alinhando a participação do setor da construção no evento, junto com o movimento Construção Mais. A ideia é garantir um espaço no Salão Azul da COP para apresentar as evoluções da construção civil na agenda climática e na descarbonização”, pontuou.

 

O presidente do Conselho Consultivo da CBIC, José Carlos Martins também esteve presente e destacou a importância de trazer o tema sustentabilidade para o setor da construção.

Para o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, o encontro é estratégico, sobretudo diante do protagonismo da Amazônia na preparação para a COP30. “Receber a Comissão aqui em Belém é extremamente relevante. Esse diálogo reforça o nosso compromisso com uma indústria cada vez mais sustentável, inovadora e alinhada às demandas ambientais. A construção civil tem um papel fundamental nesse processo, não só na geração de emprego e renda, mas também como agente de transformação rumo a uma economia de baixo carbono. Discutir temas como taxonomia, plano clima e eficiência energética é essencial para construirmos uma Amazônia mais resiliente, gerando desenvolvimento com responsabilidade”, afirmou.

O presidente também destacou a importância dos avanços no marco legal ambiental para dar segurança aos investimentos do setor. “É fundamental termos segurança jurídica e marcos regulatórios atualizados. A recém-aprovada Lei Geral do Licenciamento Ambiental representa um avanço muito importante, que vai destravar investimentos e impulsionar o desenvolvimento sustentável, sempre buscando o equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental”, completou.

 

O evento reuniu construtores, empresários do setor e associados do Sistema FIEPA e do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA). Para o presidente do Sinduscon-PA, Fabrizio Gonçalves, o momento foi essencial para promover a integração e a troca de conhecimentos. “Estamos discutindo práticas que tornam nossas obras mais sustentáveis e alinhadas às exigências globais. Essa troca de experiências, especialmente com instituições como o IFC/Banco Mundial, é fundamental para que possamos avançar na certificação de construções verdes, como a EDGE (certificação de edifícios verdes), e consolidar de forma definitiva a sustentabilidade no nosso setor. Isso não beneficia apenas Belém, mas todo o Pará, preparando nossas empresas e profissionais para os desafios e oportunidades de uma economia de baixo carbono”, destacou.

A programação também contou com a apresentação da gerente executiva de Relações Institucionais da FIEPA, Elén Néris, que detalhou o projeto Jornada COP+, uma iniciativa que busca impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da Amazônia, conectando o setor produtivo às pautas da sustentabilidade.

O evento foi encerrado com uma visita técnica às obras do Parque da Cidade, em Belém, onde a comitiva acompanhou de perto o andamento dos trabalhos e as soluções sustentáveis adotadas no projeto.

O tema tem interface com o projeto “Descarbonização e Integração aos Compromissos da COP 30”, da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.