Logo da CBIC
27/01/2021

ENIC 2020 debateu imóveis sustentáveis e retomada da economia

Dentro da programação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), aconteceu o painel virtual “Retomada via lançamentos imobiliários mais sustentáveis”.

 

As painelistas foram a diretora da proActive Consultoria, Ana Rocha Melhado; a arquiteta e diretora da empresa Studio, Daniela Corcueira; e as representantes da Caixa Econômica Federal, Luciane Lopes Missato e Silvia Merendas.

 

A mediação foi de Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que abriu a live falando sobre a importância dos empreendimentos mais sustentáveis e o quanto as certificações são importantes para a valorização do imóvel.  “Temos um cardápio bom de certificações. A certificação é uma condição importante”, citou Nilson.

 

Ana Rocha Malhado abordou a questão de desmistificar edificações sustentáveis, ela citou que a sustentabilidade hoje está acessível aos empreendimentos de alto, médio e baixo padrão. “O papel da indústria da construção civil se sobressaiu na pandemia ainda mais. A nossa responsabilidade é de garantir empreendimentos mais saudáveis que garantam qualidade de vida”, comentou.

 

A pesquisadora lembrou também sobre os incentivos existentes em relação à sustentabilidade, como o IPTU Verde que é um desconto dado sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na medida em que a edificação faz uso de soluções sustentáveis, seja em construções novas ou reformas. “No Brasil já são 65 municípios com mais de 200 mil habitantes que adotam o IPTU Verde”, falou Ana Rocha.

 

Durante o painel, a arquiteta Daniela Corcueira apresentou informações sobre a certificação Edge. “Precisamos pensar sobre o planeta sustentar a vida humana na Terra. Não é uma questão de tendência, mas de necessidade”, argumentou.

 

Daniela explicou que a certificação Edge é um sistema inovador de classificação de edifício ecoeficientes para novos edifícios residenciais e comerciais desenvolvido pelo Internacional Finance Group – IFC (Grupo Branco Mundial), certificado pelo GBCI (mesmo órgão do LEED).

 

Para finalizar a live, Luciane Lopes e Silvia Merendas, representantes da Caixa Econômica Federal, falaram sobre o Selo Casa Azul + CAIXA que está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os objetivos do Selo está o de gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos aos clientes Pessoa Jurídica e Pessoa Física do banco.

 

“Os empreendimentos devem adotar soluções urbanísticas e arquitetônicas de qualidade, devem incentivar o uso racional de recursos naturais na construção, devem reduzir o custo de manutenção de edifícios e despesas dos usuários, entre outros”, explicou Silvia.

 

Lívia falou sobre a nova categoria do Selo Casa Azul + CAIXA, batizado de Diamante, e apresentou o empreendimento Promenade Ponta Verde II, da construtora Plack LTDA, uma habitação popular que recebeu esse Selo na cidade de Maceió (AL) em 2020.

 

O 92º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e correalizado por Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento tem como patrocinador silver o Sebrae, como patrocinador platinum Arcelormittal Brasil e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio de Sesi Nacional e Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.