Logo da CBIC
17/02/2023

O avanço da madeira engenheirada pelo mundo

A madeira engenheirada, aplicada nas construções em diversos países há mais de duas décadas, tem sido debatido com mais frequência no Brasil nos últimos anos. A discussão envolve questões de sustentabilidade, relacionadas diretamente à redução de emissão de carbono, além do retorno econômico das obras. 

De acordo com o engenheiro de produção e empresário, Nico Theodorakis, por ser um processo mais sustentável, pode despertar no mercado a necessidade de um produto imobiliário mais condizente com o consumidor do presente e do futuro. Para ele, já é possível observar algumas características desse tipo de consumo mais voltado à sustentabilidade. 

Em termos de investimento imobiliário, Theodorakis considera que o retorno é alto, porque é possível encurtar o ciclo econômico, além de ser um produto com as mesmas características de resistência estrutural de um concreto ou aço. Outro aspecto positivo da madeira engenheirada, segundo ele, é sua eficiência estrutural, que permite a verticalização das construções.

“Eu acredito muito no potencial que a madeira traz porque ela carrega outros benefícios que não estamos acostumados a visualizar na construção convencional, que é essa perspectiva de tempo diferente, um retorno diferente e que, indiretamente, trazem outros benefícios como a diminuição do risco de incorporação”, disse.

Quando o tempo encurta, a exposição ao risco diminui, segundo o engenheiro. Seja por questões macroeconômicas, oscilações de mercado e as volatilidades do mercado brasileiro.“Eu não diria para substituir por completo os outros materiais. Nem que deveríamos ter essa pretensão”, destacou. 

“É um material que tem vários benefícios que, hoje, o mercado não enxerga, além de levantar essa questão da urgência climática que nós estamos vivendo hoje. É uma forma do setor endereçar esse problema”, apontou.

O fator cultural tem sido um dos maiores desafios para o avanço e a normatização desse processo, explicou Theodorakis. “É introduzir um produto muito inovador, com potencial muito grande, mas em um setor ainda muito tradicional”, afirmou.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.