Logo da CBIC
24/11/2022

Salvador adere à programa internacional da IFC para construções sustentáveis

Prefeito Bruno Reis assinará termo de assistência técnica com a IFC – International Finance Corporation nesta terça-feira (29), na sede do Sinduscon/BA

A capital baiana fará parte do seleto grupo de cidades brasileiras incluídas no programa internacional para construções sustentáveis. A assinatura do termo de assistência técnica firmado entre a Prefeitura de Salvador e a IFC – International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial, acontece nesta terça-feira (29), a partir das 9h, na sede do Sinduscon Bahia- Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia, na Pituba.

A solenidade contará com a presença do prefeito Bruno Reis; do gerente geral da IFC para o Brasil, Carlos Leiria Pinto; do presidente da Comissão de Meio de Ambiente – CMA/CBIC, Nilson Sarti; do presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim; do presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha; do presidente da FIEB, Ricardo Alban; além de representantes do setor privado local, como incorporadores e construtores.

Iniciado no Brasil em 2022, o Programa de Transformação de Mercado para as Construções Sustentáveis visa fomentar políticas públicas que possam promover incentivos para edifícios sustentáveis com certificação ambiental. Na capital baiana, a parceria irá fortalecer o Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, iniciativa da Prefeitura de Salvador que fomenta a construção de edifícios verdes através de descontos no IPTU e outros benefícios fiscais.

As atividades da assistência técnica entre a IFC e a Prefeitura de Salvador envolvem o intercâmbio de boas práticas internacionais de incentivos aplicados às construções sustentáveis, intermediação para trocas de experiências com as prefeituras de Bogotá e Cali, na Colômbia, e capacitação no software EDGE, uma inovação da IFC que tem como base um software que fornece soluções técnicas para adaptar o projeto do empreendimento a uma construção verde, com resultados ambientais e financeiros.

Durante o evento também será realizada uma capacitação em EDGE para o setor privado e no período da tarde o treinamento será dirigido aos funcionários públicos municipais envolvidos com o tema. 

As cidades de Belém, Manaus, Palmas, Porto Velho e Rio Branco já integram o programa no Brasil.

Veja abaixo a programação do evento:

O tema tem interface com o projeto “Incentivo a Sustentabilidade na Indústria da Construção”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e está alinhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 7, 11, 13 e 17:

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.