Logo da CBIC
13/10/2021

Enic: a importância das cidades inteligentes para a sociedade

Como a tecnologia pode melhorar a qualidade de vida das pessoas e interconectar a infraestrutura das cidades? Como os municípios brasileiros podem incluir projetos de desenvolvimento urbano cooperativo, integrado e sustentável? Essas são algumas das indagações que surgem quando o assunto é cidade inteligente.

As cidades inteligentes ou smart cities são aquelas que fazem o uso otimizado dos recursos e tecnologias integradas, a serviço das pessoas, melhorando assim o dia a dia dos cidadãos. Neste aspecto, incluem projetos como de mobilidade urbana, iluminação pública, transformação digital nas escolas, entre outros exemplos.

“O conceito de cidades inteligentes é bem amplo, mas em suma seriam as cidades na nova geração. O tema atualmente é bastante estudado em relação ao desenvolvimento urbano. Neste conceito de urbanização, as cidades inteligentes usam o cruzamento de informações, controlando operações e recursos, de modo estratégico, para melhorar a vida dos moradores e contribuir para o desenvolvimento do país”, explica José Eugênio Gizzi, vice-presidente regional da CBIC.

Segundo dados do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2020, cerca de 4 bilhões de pessoas vivem em áreas urbanas, e até 2050 há uma expectativa para que se chegue a 7 bilhões de pessoas. Porém, o processo de urbanização traz consequências e desafios que precisam ser observados com cuidado e estratégias pelos governantes e empresários.

“A aceleração urbana traz consigo degradação ambiental, congestionamento, deficiência no acesso a bens educacionais, falta de saneamento e as cidades inteligentes vêm como uma solução viável, para mitigar tais consequências por meio das tecnologias. As tecnologias integradas têm o objetivo de integrar serviços e soluções com eficiência e menos custo, movimentando assim o município para um novo patamar”, comenta Gizzi.

Um estudo conduzido pelo BNDES, em 2018, sobre o Plano Nacional de IoT (internet das coisas), mostrou que até 2025 as cidades inteligentes poderiam adicionar à economia brasileira entre US$ 900 mil e US$ 1,7 bi, considerando somente a IoT.

O relatório Smart City Strategy Index 2019 demonstra que 41% das cidades inteligentes estão situadas na Europa, 27% na Ásia, 24% na América do Norte e apenas 8% nos demais continentes.

“Os modelos de cidades inteligentes trabalham iniciativas transversais entre o tecnológico e o social, pois as soluções precisam ser inclusivas, sustentáveis e orientadas tanto para o desenvolvimento das pessoas quanto para o país. Nós temos vários exemplos que podem ser aprimorados como plataformas que ampliam a eficiência da saúde pública, inclusão digital nas escolas, eficiência energética, semaforização e iluminação pública. Mas é preciso unir vários setores, discutir, debater para ver essas mudanças consolidadas, como a indústria de construção, gestores públicos, setor educacional, etc”, explica José Eugênio Gizzi

Painel Enic – No dia 18 de outubro, às 18h, o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), vai apresentar o painel ‘Cidades Inteligentes e a Revolução dos Ambientes Urbanos’, com José Eugênio Souza de Bueno Gizzi, Igor Calvet, Felipe Andrade Lucci. Dentro do debate, os convidados vão abordar as evoluções do setor e como ampliar o conceito no país.

Nesta edição, o Enic será na palma da sua mão. É o maior evento da indústria da construção na tela do seu celular – online e gratuito! Para se inscrever basta se cadastrar no link!

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua e Predialize.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.