Logo da CBIC
17/03/2021

Comissão de Meio Ambiente apresenta planejamento das ações para 2021

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, ontem (16), o plano de trabalho para 2021, durante a primeira Reunião Ordinária do ano.

O encontro foi conduzido por Nilson Sarti, presidente da CMA, e abordou os desafios da legislação ambiental brasileira, o apoio da CBIC à manutenção de veto ao novo marco legal do saneamento básico (PL 4.162/20) e a continuidade da sensibilização de boas práticas para empreendimentos mais sustentáveis, com a divulgação do selo Casa Azul da CAIXA, da certificação EDGE e do IPTU Verde, dentre outros.

Durante a reunião on-line, o Projeto de Lei 3.729/04 – que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental -, foi bastante debatido, pois a expectativa é de que o PL possa servir como um regulamento norteador, oferecendo segurança jurídica aos empresários brasileiros e estrangeiros.

Após citar que existem mais de 50 mil normas no âmbito do meio ambiente, o advogado e consultor da CBIC, Marcos Saes, reforçou a mensagem de que é preciso buscar uniformização, simplificação, desburocratização, modernização da legislação ambiental brasileira por questões de segurança jurídica.

O presidente da Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano (Aelo), Caio Portugal,  alertou sobre a importância de os usuários do sistema estarem abarcados pela Lei Geral do Licenciamento Ambiental. “A gente tá falando em simplificação, numa norma correta, numa segurança jurídica a todos os usuários do sistema, é o servidor público, o particular que vai executar e aquele que vai fiscalizar.”

Ao final do evento, Daniel de Oliveira Sobrinho, diretor do Setor Energético do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) – e também conselheiro federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) –  trouxe para a reunião uma pauta no âmbito das energias renováveis, o projeto de lei  5.829/19  que cria o marco legal para a geração distribuída.

O diretor de Relações Institucionais da CBIC, Luis Henrique Cidade, explicou sobre a articulação e mobilização  da entidade no acompanhamento das proposições da área ambiental no Congresso Nacional e falou sobre os novos desafios com o formato virtual de trabalho das comissões da Câmara dos Deputados devido à pandemia.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.