Logo da CBIC
29/01/2021

92º ENIC trouxe painel sobre novas tecnologias de saneamento

Dentro da programação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), aconteceu o painel virtual “Saneamento – novas tecnologias de gestão para cidades até 100 mil habitantes”.

 

Os painelistas foram o vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea Rogério de Paula Tavares; a diretora técnica da Infinitech Engenharia e Meio Ambiente Virgínia Sodré e a CEO da startup Stattus4 Marília Lima.

 

A mediação foi de Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que abriu a live falando sobre a relevância do tema que está relacionado ao novo marco legal do saneamento, que visa as cidades até 100 mil habitantes e que buscou mostrar como as empresas podem participar desse grande esforço da universalização do saneamento. “É muito importante tratar essa questão do saneamento com o uso das tecnologias, dessa nova era”, comentou.

 

A diretora técnica da Infinitech Engenharia e Meio Ambiente, Virgínia Sodré,  fez uma apresentação sobre tecnologias inovadoras e soluções tecnológicas. Ela trouxe dados da Organização das Nações Unidas (ONU) como que até 2050 mais 50% da população mundial sofrerá  com a falta de água, 2, 5 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso ao saneamento adequado. “O cenário crítico demonstra a necessidade urgente de uma maior preocupação com a gestão da água”, complementou.

 

Vírgínia apresentou ainda novas tecnologias da indústria da água 4.0 como novas águas (água de reuso, água dessalinizada); tecnologia de tratamento de esgoto inovadores; tecnologia para gestão de perdas de água.

 

Durante o painel, Marília Lima, CEO da startup Stattus4, empresa que é especialista em gestão inteligente de recursos naturais, citou a frase do secretário da ONU,  Ban Ki-moon “Não existe plano B porque não existe planeta B”.

 

Marília apresentou a solução 4Fluid Móvel que busca promover eficiência para a distribuição de água por meio do combate a perdas reais, e apresentou alguns casos de sucesso da solução nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.  como otimização de tempo e identificação de fraudes e ligações clandestinas.

 

Já o representante da Aegea, Rogério de Paula Tavares, falou sobre a atuação da empresa que presta serviços de saneamento básico em todo o País, citou que a empresa é signatária do Pacto Global e tem compromisso com a Agenda 2030. Rogério citou  que “universalizar o saneamento hoje no Brasil é atender as populações mais carentes, em municípios mais distantes”.

 

 

O 92º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e correalizado por Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento tem como patrocinador silver o Sebrae, como patrocinador platinum Arcelormittal Brasil e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio de Sesi Nacional e Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.