Logo da CBIC
26/11/2019

Lançadas Normas Técnicas para gestão integrada de recursos hídricos

Em comemoração à publicação de três importantes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 16.782, NBR 16.783 e revisão da NBR 15.527, que visam regulamentar tecnicamente práticas ligadas à gestão integrada de recursos hídricos – foi realizado nesta terça-feira (26), em São Paulo, o ‘Seminário Conservação de Água e Uso de fontes alternativas em edificações – Diferencial competitivo para empreendimentos’.

A celebração das publicações se deve ao enorme esforço realizado nas últimas décadas para reduzir o consumo de água potável nas edificações, visando não apenas a gestão correta dos recursos hídricos e a mitigação dos impactos que a escassez de água causa nos centros urbanos, mas também pensando no bolso do consumidor. São elas:

  • NBR 16.782, de conservação de água em edificações;
  • NBR 16.783, de uso de fontes alternativas não potáveis em edificações, e
  • Revisão da NBR 15.527, de aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis.

“Reduzir a quantidade de água utilizada e reaproveitar a água que seria desperdiçada beneficiará economicamente empreendimentos e as contas mensais das famílias”, destaca o vice-presidente da área de Meio Ambiente da CBIC e presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da entidade, Nilson Sarti.

“Esse arcabouço de normas vai viabilizar o uso racional da água para todo o Brasil e, mais do que isso, o uso consciente da água”, menciona Francisco Vasconcellos, representando o presidente do Sinduscon-SP, Odair Garcia Senra, ao lembrar que faltava embasamento técnico e organizado nas ações anteriormente criadas para o uso racional da água.

“Esse conjunto de normas é fundamental para o uso racional e para a vida”, menciona o presidente da ABNT, Mário Willian, parabenizando o esforço da CBIC e do SindusCon-SP na Comissão de Estudo para conseguir concluir essas três importantes normas.

Participaram do trabalho de elaboração e revisão dos textos das normas, na Comissão de Normas de Água da ABNT, que vão balizar e equalizar as diversas propostas de legislações municipais, dentre outros:

  • Lilian Sarrouf – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP)
  • Professor Plínio Matos
  • Virgínia Sodre e equipe da InfinityTech
  • Participantes do GT Água da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC

O seminário contou com a realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades parceiras.

CBIC e SindusCon-SP lançam Guia Orientativo de Normas de Água

 

O ‘Guia Orientativo das Normas de Conservação de Água, Fontes Alternativas Não Potáveis e Aproveitamento de Água de Chuva em Edificações’, desenvolvido pela CBIC e pelo SindusCon-SP, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e lançado nesta terça-feira, visa auxiliar os usuários das normas de Água da ABNT.

O Guia tem o objetivo de demonstrar, de forma amigável, as orientações essenciais para a o uso, conservação e o aproveitamento de água em edificações.

“O Guia Orientativo vai facilitar aos nossos empreendedores e à comunidade em geral o uso correto dessas novas normas tão importantes”, comemora Nilson Sarti, lembrando o trabalho intenso realizado para evitar legislações errada sobre o tema.

“Quando São Paulo passou pela grave crise de falta de água, sentimos a necessidade de ter normas bem definidas para reuso de água de chuva e fontes alternativas. Neste momento, temos as normas e todas as entidades aqui reunidas, com uma interlocução muito mais fácil com o Poder público, com as normas e as regulamentações devidas”, disse.

A publicação estará disponível em meio físico e em meio digital para download no site da CBIC.

Também serão disponibilizados vídeos e apresentação em powerpoint com falas e comentários técnicos aos associados da entidade para serem utilizadas na multiplicação desse conhecimento nas suas bases.

Os assuntos tratados no Seminário e no Guia têm interface com o projeto ‘Desenvolvimento Sustentável na Indústria da Construção’ da CBIC com o Senai Nacional.

A partir de hoje (26), segundo Franscisco Vasconcellos, o SindusCon-SP também disponibiliza em seu site o ‘Guia Metodológico de Cálculo da Pegada Hídrica em Edificações’, elaborado pela Caixa Econômica Federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e SindusCon-SP.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.