Logo da CBIC
23/05/2019

Seminário da CBIC aborda benefícios de certificações sustentáveis

A sustentabilidade é positiva os negócios. Esta é a mensagem por trás do seminário “Como obter IPTU e Outorga Verde agregando valor ao seu empreendimento”, que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção promoverá em 31 de maio, em Salvador. Será uma série de palestras sobre diferentes certificações ambientais e como elas podem beneficiar empresas, clientes e cidades.

O evento é realizado pela Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da entidade, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e com apoio da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) e do Sindicato da Indústria da Construção da Bahia (Sinduscon-BA) – em cuja sede ocorrerá o seminário. Para se inscrever, é necessário preencher formulário online. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

A abertura contará com a participação dos presidentes do Sinduscon-BA, Carlos Henrique de Olveira Passos, e da Ademi-BA, Claudio Cunha.

A primeira palestra focará em duas iniciativas da Prefeitura de Salvador. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Verde visa incentivar empreendimentos imobiliários a implementarem ações e práticas de sustentabilidade em suas construções. Para isso, oferece descontos diretamente no IPTU, de acordo com a sua pontuação no Programa de Certificação Sustentável.

Os empreendimentos aprovados durante a fase de licenciamento conseguem de 25% a 40% de redução no custo da outorga onerosa, dependendo da pontuação conquistada no projeto – a chamada Outorga Verde.

Durante o seminário, o secretário da Cidade Sustentável e Inovação da prefeitura soteropolitana, André Fraga, explicará como as duas medidas funcionam e quais são suas vantagens.

A seguir, o CEO do Green Building Council (GBC), Felipe Faria, apresentará seu selo GBC Zero Energy Building apresentará, concedido a empresas que conseguem zerar o consumo de energia durante sua operação anual. Também serão abordadas as certificações GBC Casa e Condomínio, que passou por modificações, como a criação da categoria responsabilidade social.

Para encerrar, será feita uma simulação ao vivo de um empreendimento residencial na plataforma de certificação Edge, que conta com a chancela do Banco Mundial. O sistema permite calcular gratuitamente quanto o empresário precisa investir para conseguir o benefício.

O vice-presidente da área de Meio Ambiente da CBIC, Nilson Sarti, ressalta a importância do evento. “O objetivo é mostrar como os empreendimento podem deixar de ser apenas uma commodity e se diferenciar agregando valor, trazendo benefício de qualidade de vida aos clientes e às cidades”, diz.

O seminário tem interface com o projeto da CBIC “Finanças e Negócios Verdes para a Indústria da Construção”, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Veja a programação completa.

Seminário “Como obter IPTU e Outorga Verde agregando valor ao seu empreendimento”
Em 31 de maio de 2019 (sexta-feira)
Das 9h às 12h
Na Sede do Sinduscon BA – Rua Minas Gerais, 436, Pituba, Salvador/BA.

 

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2025

Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.