Logo da CBIC
03/12/2018

Seminário debate desenvolvimento urbano sustentável em Santa Rosa

Cerca de 100 pessoas – representantes do setor público e privado, da academia, lideranças políticas e apartidárias e a comunidade local – estiveram reunidas em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, durante o seminário “O Futuro da Minha Cidade”, cuja finalidade consiste em estimular o público a pensar sobre o desenvolvimento urbano sustentável do município para 20 anos, com participação efetiva da sociedade.

O Projeto O Futuro da Minha Cidade é uma Iniciativa da CBIC, com correalização do SESI Nacional e patrocínio nacional da Caixa Econômica Federal. No município de Santa Rosa foi realizado pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios (Acisap) e o Sindicato da Industria da Construção e do Mobiliário do Noroeste do Rio Grande do Sul (Sinduscom Noroeste), com apoio da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa (AD) e do Governo Municipal de Santa Rosa.

As autoridades locais foram representadas pelo Prefeito Municipal, Alcides Vicini; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Artur Lorentz; o presidente do Sinduscon Noroeste George Aléssio Volweis; o presidente da Acisap, Odaylson Eder; e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer.

A primeira palestra foi conduzida por Marcella Arruda, arquiteta urbanista do Instituto “A Cidade Precisa de Você”, que falou sobre a importância da participação das pessoas na construção de cidades compartilhadas. Ela citou as ferramentas que constroem a união da sociedade. Na avaliação que fez da visita realizada em Santa Rosa, dos espaços urbanos e dos projetos sócio culturais e de empreendedorismo, percebeu a existência de uma sinergia entre o setor público e os cidadãos, enalteceu que é possível verificar uma colaboração entre os diversos setores para o seu município e que esse é o segredo de se criar ciclos produtivos para a evolução das cidades.

A segunda palestra foi ministrada pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. Ele trouxe o case de sucesso da administração municipal de Maringá, que serviu de base para a criação do projeto “O Futuro da Minha Cidade”. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade paranaense foi considerada a melhor do país para se viver. Barros destacou o protagonismo assumido por Maringá e a importância do Conselho de Desenvolvimento Municipal. “A cidade precisa começar a pensar no futuro, 20 anos na frente. Assim como nós fazemos planos para a vida, as cidades precisam pensar no futuro”, afirmou.

Na oportunidade, instigou os participantes a entender que é preciso fazer a mudança acontecer. “Se queremos mudar algo, precisamos ser protagonistas dessa mudança e não esperar que o poder público seja o único responsável por ela”, disse.

Santa Rosa já conta com um movimento popular interessado em organizar a participação da sociedade nas proposições do planejamento urbano da cidade a longo prazo. Ou seja, o diálogo entre o Poder Público, empresas e cidadãos está sendo organizado e agora a cidade precisa estabelecer as metas e implementá-las.

Ao final do evento, nas palavras do Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, e dos demais presentes, ficou registrado a formatação das câmaras temáticas para que todos, em conjunto, observem as inovações, absorvam as tendências, promovam uma mudança de paradigma, para começar a rever o planejamento estratégico e estudar os modelos de planejamento para o futuro da cidade de Santa Rosa.

O início do projeto “O Futuro da Minha Cidade” foi em Maringá, no noroeste do Paraná. Hoje, o projeto já foi implementado em 28 cidades, entre elas, Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Bento Gonçalves (RS), Natal (RN), São Luis (MA), Volta Redonda (RJ), Rio do Sul (SC) e nos próximos meses, para fechar o ciclo de 2018, será levada à Santos (SP) – 06/12/2018 e Santarém (PA) – 12/12/2018.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.