Logo da CBIC
27/11/2018

Negócios verdes e sustentabilidade na construção civil são tema de debate 

Como a sustentabilidade pode beneficiar os negócios na construção civil? Esse foi o foco de uma série de apresentações promovidas nesta terça-feira (27) pela Comissão de Meio Ambiente CMA (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). O evento ocorreu na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinducon-DF).

No primeiro painel, o sócio-diretor da Petinelli, Guido Petinelli, expôs cases de empreendimentos Net Zero Energia e Net Zero Água. O empresário fez um balanço positivo do evento. “Acho incrível ver quanto o tema vem avançando dentro das famílias de Sinduscons e CBIC. Estamos entrando numa nova fase em que o apoio dessas instituições é crítico para avançar no movimento de greenbuilding no Brasil”, comentou.

A seguir, o presidente da New Inc. Construtora e Incorporadora, Claudio Carvalho, abordou o histórico e princípios da empresa. Ele detalhou também o projeto Terra Mundi, que implementa diversas medidas com foco na preservação do meio ambiente, como reciclagem de água e uso de células fotovoltaicas nos canteiros de obra.

Durante o painel, Carvalho ressaltou a importância de criar soluções sustentáveis que também atendam as necessidades dos moradores das edificações. Nos empreendimentos da construtora, por exemplo, a água utilizada para o banho nas residências é armazenada num reservatório, para reaproveitamento. “Quando se fala em sustentabilidade, é indispensável falar de água, de ar e de energia. Mas também é fundamental falar de gente”, enfatizou.

O presidente da CMA, Nilson Sarti, participou do evento e elogiou as iniciativas dos empresários. “Num mercado extremamente competitivo e em crise, vocês continuam mantendo essa diferenciação. É importante saber que o que vocês fazem não objetiva conseguir uma certificação, mas sim seguir uma filosofia”, afirmou.

A programação contou, ainda, com uma um debate sobre segurança jurídica do Licenciamento Ambiental pelo novo sistema do IBAMA: Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). Foram discutidas as dificuldades encontradas pelo setor da construção em cada estado e ficou acordado que será elaborado um dossiê com as possíveis soluções.

No fim do evento, também foi exposto o balanço da missão brasileira no congresso internacional Smart City, que ocorreu em Barcelona na semana passada.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.