Logo da CBIC
23/10/2018

CBIC e Iphan concluem seminário sobre licenciamento ambiental com envolvimento de órgãos públicos e empreendedores

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) concluíram hoje (23), em Brasília, uma parceria inédita para o desenvolvimento mais ágil e seguro de empreendimentos em sintonia com a preservação do patrimônio cultural. Neste segundo e último dia do seminário ‘O Iphan no licenciamento ambiental: diálogos e perspectivas jurídicas’ as discussões convergiram para a necessidade de aperfeiçoamento das normas e maior transparência nos processos de licenciamento de obras.

Desde ontem (22), foram 15 horas de debates, conferências e painéis, que envolveram mais de 180 profissionais das áreas de engenharia, arqueologia, direito, biologia, gestão pública, mineração, entre outras, discutiram aspectos específicos e gerais como desenvolvimento sustentável e papel do Judiciário no licenciamento em todo o Brasil.

Para o consultor da CBIC Marcos Saes, os diálogos foram muito ricos. “Pudemos conversar, ouvir sobre a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a posição do Ministério Público Federal, os depoimentos também dos técnicos e servidores do Iphan e do Ibama, além de alguns órgãos estaduais”, lembrou. “E nós, que representamos o setor produtivo, que somos afetados com a boa e a má atuação dos órgãos públicos, pudemos trazer dados e mostrar os bons e os maus exemplos. O mais importante desses diálogos é replicar o que está sendo bem feito e construir uma segurança jurídica no futuro”, registrou o advogado.

Saes, que durante o seminário realizou uma conferência e participou de um dos cinco painéis representando a CBIC, reforçou que o empreendedor brasileiro precisa de previsibilidade de investimento, de licenciamento e de implantação. “Com essa interação, que realmente pôde acontecer aqui no evento, tenho certeza que os próximos passos serão bem dados no sentido de segurança jurídica, de previsibilidade e de desenvolvimento sustentável, ou seja, com respeito ao meio ambiente e ao patrimônio ambiental”, afirmou.

Realizado pelo Iphan e pela CBIC, em correalização com o Senai Nacional, o seminário teve o apoio das confederações nacionais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e dos Municípios (CNM). Todo o evento foi transmitido direto do auditório da CNC, em Brasília, por meio da página da CBIC no Facebook (os vídeos continuam à disposição do público).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.