Logo da CBIC
09/04/2018

Conheça o Plano Empresário Sustentável do Santander, iniciativa apresentada na reunião da CMA/CBIC

A equipe do Santander, por meio do superintendente-executivo de Negócios Imobiliários do banco, Fabrízio Ianelli, apresentou a palestra “Plano Empresário Sustentável – Financiamento Santander para Empreendimentos Sustentáveis” na primeira reunião, em 2018, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A conversa aconteceu, com a correalização do Senai Nacional, na tarde da última quinta-feira (5) e foi transmitida ao vivo pela página no Facebook da CBIC Brasil. A palestra na íntegra pode ser vista neste link.

O Plano é uma iniciativa do banco voltada para empresas que possuem iniciativas sustentáveis, com projetos desenvolvidos nas seguintes temáticas: sistema fotovoltaico de energia; sistema de reuso de água; medidores individuais de água e sistema de aquecimento solar, com taxas diferenciadas para os empreendimentos que contemplem as iniciativas citadas anteriormente, com aumento do percentual de financiamento, que poderá chegar a até 100% do custo das iniciativas sustentáveis. Na palestra, foram citados os benefícios das construções sustentáveis, onde o investimento traz uma valorização média na revenda de 10%; redução média de 30% de energia; redução de até 50% do consumo de água; redução no imposto de IPTU em determinadas cidades; e ainda, redução em torno de 35% das emissões de gases de efeito estufa.

Durante a reunião, também  foram apresentados os resultados e principais decisões do 8º Fórum Mundial da Água, onde, na Sessão Urbano, foi apresentada a iniciativa indiana em gestão da água, que detalhou três experiências realizadas na Índia pelo Center for Building Enviroment: implantação de um sistema de coleta e aproveitamento de água de chuva para fins potáveis em uma área de baixa renda de Rajarhat; um estudo para a implantação de sistema de tratamento de esgoto sustentável por meio de uma wetland construída, uma solução de baixo custo, fácil operação e manutenção, e projeto para uma comunidade de baixa renda em Mandalpara (Chandipur), com a introdução de novos tipos de sanitários, uma nova rede de esgoto e drenagem e um sistema de tratamento da água esgoto para uso em agricultura.

O destaque da Sessão Desenvolvimento, de acordo com a CMA/CBIC, foi o projeto colombiano El Agua Nos Une, que auxilia empresas na avaliação e mitigação de impactos relacionados ao consumo e poluição das águas nos processos produtivos, de forma a reduzir a pegada hídrica industrial, e que mostrou a importância do engajamento da cadeia produtiva e dos consumidores em ações coletivas, gestão das estratégica da água e transparência.

A CMA também ressaltou o sucesso da Vila Cidadã, espaço dedicado no Fórum à comunidade brasiliense: uma novidade dessa edição, que conseguiu cumprir seus objetivos de ampliar a consciência, a atenção pública e a participação social para assuntos relacionados à água e promover soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam no cotidiano, comportando um público de mais de 100 mil pessoas.

Sobre o tema Legislação Ambiental, a advogada Gabriela Giacomolli, do escritório Buzaglo Dantas Advogados, falou sobre o Julgamento do STF sobre o Código Florestal; APPs em áreas urbanas; Projetos de Lei em andamento na temática ambiental e sobre o andamento da Lei Geral de Licenciamento Ambiental.

Ao final da reunião, o coordenador do Grupo de Comunicação da ABNT/CEE-277 – Compras Sustentáveis, Fernando Malta, tratou da Norma 20.400 – Uma diretriz internacional para impulsionar as compras sustentáveis nas organizações e suas ligações com a indústria da construção. A programação da CMA/CBIC durante o dia 5 contou com a correalização do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.