Logo da CBIC
01/12/2017

CBIC integra dois Grupos de Coordenação no Fórum Mundial da Água

Durante os dias 18 e 23 de março de 2017, Brasília sediará o maior evento global sobre o tema água – Fórum Mundial da Água – organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”. O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

A Comissão do Processo Temático do Fórum é responsável pela preparação do programa temático do evento e é composta por representantes de diferentes grupos de interessados. A Comissão também propõe prioridades temáticas, contribui para a definição dos processos preparatórios e de acompanhamento, gerencia os grupos de trabalho temáticos, monitora o progresso e contribui para o planejamento do Fórum em articulação com os resultados dos Fóruns anteriores. Os temas trazidos pelo Processo Temáticos giram em torno das pautas relacionadas a Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas e Financiamento. As inscrições estão abertas no site do evento: http://www.worldwaterforum8.org/

A CBIC, por meio da Comissão de Meio Ambiente – CMA/CBIC, integrou dois grupos de coordenação das Sessões Temáticas sobre os temas Desenvolvimento, que focará em água para desenvolvimento sustentável, considerando os seguintes tópicos: Água para Alimentos; Água para Energia; Crescimento inclusivo e sustentável, gestão

responsável da água e indústria; Uso eficiente da água superficial e subterrânea – urbana e rural e Infraestrutura para gestão e serviços

sustentáveis de recursos hídricos e o tema Urbano, que focará na gestão integrada da água e de resíduos urbanos, considerando os seguintes tópicos: Água e cidades; A economia circular – reduzir, reutilizar e reciclar; Tecnologias de tratamento e reuso. Lista dos grupos de coordenadores de sessão, acesse aqui.

Visando a preparação para o grande evento em 2018, a CBIC e o SindusCon-SP, com correalização do Senai Nacional, realizarão o Workshop Técnico sobre Conservação, Uso de Fontes Alternativas de Água em Edificações, uma iniciativa com vistas a atuação no setor no Fórum Mundial da Água. O evento será realizado no próximo dia 5 de dezembro de 2017, na sede do SindusCon-SP.

Ainda com atuação no tema a CBIC lançou em 2016 e 2017 duas publicações sobre a temática Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos na Indústria da Construção (2016) e Gestão de Recursos Hídricos na Indústria da Construção – Conservação de Água e Gestão da Demanda (2017), disponíveis no site cbic.org.br/sustentabilidade.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.