Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/12/2022

Sondagem da Construção sinaliza momento de incerteza no cenário nacional

Os níveis de atividade e de emprego da indústria da construção recuaram em novembro de 2022, conforme dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta quinta-feira (15/12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

“Os resultados sinalizam o momento de incerteza presente no cenário nacional. Os dados do Caged, de outubro, foram positivos, mas demonstraram uma redução do patamar de contratações”, destaca a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.

No entanto, apesar do recuo em novembro, o nível de atividade do setor segue elevado.

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) recuou um ponto percentual, para 67%, mas permanece em patamar elevado no período, no maior resultado para meses de novembro desde 2013.

Em linha com a moderação da atividade, o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção apresentou a terceira queda consecutiva, apesar de continuar em patamar de otimismo em dezembro.

De acordo com a sondagem, as expectativas dos empresários para os próximos seis meses tornaram-se mais moderadas e a intenção de investir dos empresários da construção perdeu um pouco de força.

Acesse a íntegra da Sondagem Indústria da Construção.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-PR
Sinduscon – CO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-JP
Sinduscon-MS
AELO
Ademi – RJ
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SM
Sinduscom-NH
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon – Vale do Piranga
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea