Logo da CBIC
19/10/2021

Enic: ESG e o futuro das empresas é tema de painel

O segundo dia do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) contou com o painel “ESG e o Futuro das Empresas”, que abordou  a importância do compliance e da ética nas organizações e como as empresas podem ganhar ou perder se não apresentam uma cultura sólida de sustentabilidade, meio ambiente, coletividade e governança em suas estratégias. Coordenado pelo presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes, o evento aconteceu nesta terça-feira (19), às 18h.

Para Guedes, a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança se tornou um dever da empresa construtora moderna. “Ao adotá-las, a companhia agrega valor ao seu nome,  à sua marca, ao seu produto. Passa também a dar uma resposta à sociedade como propósito de atuação. Além disso, ela se tornou uma oportunidade de financiamento ou de negócios dentro do nosso setor”, disse. Fernando também ressaltou que fatores na contratação como diversidade, gênero e salários aplicados especialmente em cargos de diretoria, estarão cada vez mais evidentes em pouco tempo. 

O diretor-executivo da SITAWI, Gustavo Pimentel, reiterou que o ESG apresenta uma oportunidade para o setor da construção. “Ao contrário de 10, 15 anos atrás, existe de fato incentivo financeiro. Hoje faz diferença na captação de recursos e na concepção dos empreendimentos. Acho que é um momento de aproveitar.”

Durante a apresentação, o diretor da Dimensional Engenharia, Vinicius Benevides, afirmou que o tripé de um projeto sustentável é ser ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo. “É importante a gente saber que nas construções sustentáveis, dentro do conceito de ESG, não tem espaço para cegueira deliberada. Você tem que cuidar adequadamente da sua força de trabalho, tanto com as carteiras assinadas, quanto com a sua saúde, segurança, desenvolvimento pessoal e profissional. Você deve incentivar e cobrar de toda a sua cadeia de valor, dos seus fornecedores para que façam o mesmo.”

O vice-presidente de tecnologia e sustentabilidade do Secovi-SP, Carlos Alberto de Moraes Borges, afirmou que, no setor imobiliário, as empresas estão se dedicando mais ao tema e que o Brasil é o 5º país do mundo em maior quantidade de certificados verdes em edifícios. Ao concluir sua fala, Borges disse que chegou o momento de criar uma agenda ESG estruturada.

Inscreva-se e assista ao painel na íntegra: https://enic.org.br/

Acompanhe o maior encontro do setor! O evento acontecerá até o dia 21/10 com temas de alta relevância para a indústria da construção. Ainda dá tempo! 

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize e Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

O painel tem interface com os projetos “Responsabilidade social e Valorização do Trabalhador” da Comissão de Responsabilidade Social, “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) e “Desenvolvimento sustentável na indústria da construção” da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, com correalização do Sesi Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024