Logo da CBIC
04/06/2020

Covid-19: Maringá adota medidas de prevenção nos canteiros de obras

A construção civil foi incluída na lista dos serviços públicos e atividades essenciais durante a pandemia do novo Coronavírus no Brasil. O funcionamento do setor deve obedecer às determinações do Ministério da Saúde, conforme o decreto federal nº 10.342. Em Maringá, as atividades do setor foram paralisadas em 20 de março e retornaram no dia 12 de abril por meio do decreto municipal 461. Nas cidades da região Noroeste as atividades foram paralisadas quase que no mesmo período, também em função de decretos municipais. Para retornar os trabalhos, a categoria trabalhou em Maringá em conjunto com a administração pública para definir os procedimentos necessários para evitar a propagação da Covid-19.

“Apresentamos estudos mostrando que os trabalhadores da construção utilizam pouco o transporte público; propusemos escalas diferenciadas para a retomada das obras; escalonamentos os horários de refeições; fora todas as outras ações padrão, como o uso do álcool em gel e reforço sobre o distanciamento, explica o engenheiro civil João Aguiar, diretor executivo do Sinduscon/PR-Noroeste”. Aguiar ainda diz que, entre as medidas, a ação principal foi a colocação de três equipes do Seconci-PR/Noroeste para vistoriar as obras das empresas associadas, prestando a assessoria técnica para a volta segura das atividades.

O Crea-PR, por meio da Câmara Especializada de Engenharia Civil, faz um alerta aos profissionais da engenharia civil para que, além de se proteger, redobrem os cuidados com os locais de trabalho, exigindo dos demais trabalhadores a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados pelas normas, e reforcem a importância do uso de máscaras.

O gerente do Crea-PR Regional Maringá, Hélio Xavier da Silva Filho, lembra de mais uma das responsabilidades dos engenheiros neste momento. “O engenheiro civil se responsabiliza tecnicamente pela obra. Esse profissional promove a aplicação do regramento legal, bem como a utilização dos protocolos de segurança e saúde”, pontua.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024