
Painel no 92º ENIC tratou da responsabilidade social corporativa

Dentro da programação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), aconteceu o webinar “Responsabilidade social corporativa e seu impacto na abertura de mercado, atração de capital e retenção de talentos”.
Os painelistas foram a cofundadora da BlendLab Liana Freire; o cofundador da DIN4MO Marco Gorino; e Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B Brasil. A mediação foi de Ana Claudia Gomes, presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC.
De acordo com a presidente da CRS/CBIC, o painel tratou de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), ou seja Governança Ambiental, Social e Corporativa. Ana Cláudia explica(explica ou explicou?) que o conceito de ESG se refere aos fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio.
Marcel Fukayama, cofundador do sistema B Brasil falou sobre a importância de as empresas atuarem com propósito, transparência e responsabilidade. Ele citou também que pela primeira vez, em 40 anos, o Fórum Econômico Mundial usou a expressão “capitalismo stakeholder”. “Este ano, o Fórum atualizou o seu manifesto, incorporando os stakeholders”, explicou.
A cofundadora da BlendLab, Liana Freire, acha também que o reconhecimento do “capitalismo stakeholder” é uma conquista. “É uma grande mudança nessa curva, agora não vai ter como lidar sem considerar essa questão”, concluiu.
Marco Gorino, cofundador da DIN4MO, complementou o debate falando sobre os investidores. “Essa transformação está ocorrendo em todos os diferentes stakeholders, e o investidor é um deles”, observou. Para Marco, é importante entender que o investidor também está passando por um processo de reflexão e avaliando como ele está investindo.
O 92º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e correalizado por Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento tem como patrocinador silver o Sebrae, como patrocinador platinum Arcelormittal Brasil e Caixa Econômica Federal, conta com o apoio do Sesi Nacional e Senai Nacional.
Este painel faz parte do projeto “Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador”, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).