Logo da CBIC
30/10/2018

Ministra Eliana Calmon dá palestra sobre Ética & Compliance em Campinas (SP)

O SindusCon-SP, por meio da sua Regional Campinas, recebeu nesta terça-feira (30) o seminário “Ética & Compliance para uma gestão eficaz”, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo SESI Nacional.

O evento contou com a palestra da ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon. “Com todos os escândalos de corrupção, o setor da construção precisava tomar uma providência e tomou. Com essas iniciativas se coloca a favor da ética”, afirmou.

Também palestraram o cientista político Leonardo Barreto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, André Von Zuben, o diretor de Compliance da MRV Engenharia, Alex de Souza Medeiros, e a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, Ana Claudia Gomes.

“Esta discussão precisa ser aprofundada em busca de mecanismos de controle em todos os setores”, explicou Von Zuben. Medeiros mostrou o case de sucesso MRV, que trabalha desde 2007 efetivamente com a gestão de ética. “É muito importante promover iniciativas que deixem as regras da empresa mais claras e criar uma cultura que encoraje a ética”.

A CBIC também apresentou o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas. “Queremos inspirar as empresas a perceber que o mercado exige isso hoje”, disse Ana Claudia. “Este processo é essencial para sairmos mais capazes”, ponderou Barreto, coautor do Guia.

Para o diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas, Márcio Benvenutti, o evento destaca a importância do tema. “Empresas que possuem regras claras conseguem diminuir até acidentes em obras. Seguir as leis, padrões e documentações não é só contra a corrupção, ajuda a salvar vidas também”.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024