Logo da CBIC
11/10/2018

Integrantes do Grupo CBIC Jovem são desafiados a montar projetos para suas entidades

Trabalho contará com apoio do consultor do Fórum de Ação Social e Cidadania

Reunidos de 3 a 5 de outubro, em Fortaleza/CE, os membros do Grupo CBIC Jovem ganharam um novo desafio: propor um projeto a ser implementado nas entidades do setor da construção das quais pertencem, com base em diagnóstico a ser elaborado junto às instituições, que atenda às suas atuais necessidades. A iniciativa, idealizada pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Sesi Nacional, conterá detalhes e cronograma das ações a serem realizadas. O trabalho será supervisionado pelo consultor Ayrton Sérgio Rochedo Ferreira, da Rochedo Ferreira & Consultores. Segundo a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, Ana Claudia Gomes, o grupo fará relatórios periódicos e compartilhará suas experiências sobre os projetos durante os encontros presenciais e virtuais do grupo, que conta com a participação efetiva de mais de 15 jovens empresários e gestores do setor da construção das cinco regiões do País.

“Cada entidade, de acordo com suas necessidades, seu contexto, seu momento, vai identificar a oportunidade de um projeto. Vou ajudar a cada um deles a mapear a conveniência da iniciativa”, destaca o consultor Ayrton Sérgio Rochedo Ferreira.

Outra novidade aprovada pelos participantes, durante o encontro, na capital cearense, foi o documento “Atuação e Conduta do Grupo CBIC Jovem”, com a definição de regras de atuação e condutas mínimas para manter a consistência necessária de comportamentos coletivos, capazes de produzir as entregas que a missão do grupo se propõe, sem retirar a espontaneidade, a iniciativa, a criatividade ou o protagonismo dos seus integrantes. “Além da missão e dos procedimentos básicos de funcionamento do Grupo CBIC Jovem, também foi aprovada a possibilidade de admissão e treinamento de novos jovens, bem como a definição do perfil de compromisso com o grupo”, destaca Ana Claudia, completando que, para treinar a capacidade de liderança, ficou estabelecido que, a cada ciclo do projeto, serão eleitos um presidente e um vice-presidente, cujos papeis já foram definidos.

No primeiro dia do encontro, o grupo foi recebido pela superintendente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), Larissa Rolim, que apresentou a sede da entidade aos jovens, bem como os serviços que são oferecidos. Também esteve com o grupo o presidente do Sinduscon Jovem do Ceará, Marcelo Montenegro Filho. Foi realizada ainda visita à Universidade de Fortaleza (Unifor), onde os jovens tiveram a oportunidade de falar sobre suas caminhadas profissionais e sobre a importância das entidades nessa jornada, com depoimentos emocionantes. A universidade recebeu um conjunto de publicações da CBIC, disponíveis no site da entidade.

“Estou muito agradecido pelo SindusCon-SP ter depositado mais uma vez o voto de confiança na indicação do meu nome para continuar participando do Grupo CBIC Jovem. Acredito que cada encontro realizado pela CBIC é um passo importante no nosso propósito. Conseguimos definir, com ajuda do consultor, processos e metas para entrega dos trabalhos de acordo com a necessidade de cada região aqui representada. Estamos evoluindo e essa jornada só será possível dessa maneira: dando um passo após o outro”, comentou Netto Benvenutti.

O Grupo CBIC Jovem, de iniciativa da CBIC, com a correlização do Sesi Nacional, tem por finalidade capacitar jovens e executivos do setor da construção para o exercício da representatividade, abrindo-lhes oportunidades para liderarem ou participarem de iniciativas e ações positivas em suas entidades de origem e na própria CBIC em benefício do setor. Interessados em mais informações sobre o projeto devem entrar em contato com o Fasc/CBIC pelo email [email protected].

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024