Logo da CBIC
14/07/2020

Sinduscon-CE adota medidas para evitar Covid-19 nos canteiros de obras

O setor da construção civil do Ceará voltou às atividades, integrando a fase 1 da retomada econômica proposta pelo Governo do Estado, no início de junho. Assim, o Sindicato da Industria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) adotou um conjunto de regras a serem adotadas, cumprindo o protocolo de reabertura responsável e garantindo a eficácia na prevenção ao novo coronavírus.

De acordo com a vice-presidente da área de sustentabilidade do Sinduscon-CE, Paula Frota, a entidade está dando todo apoio para as construtoras. “O objetivo é que as empresas sigam cuidando ainda mais da saúde e segurança dos nossos trabalhadores neste momento desafiador de retomada às atividades. A qualidade de vida deles é prioridade sobretudo no cenário atual de pandemia”, afirmou.

O protocolo de reabertura responsável prevê, em suas normas gerais, a criação de um comitê interno multiprofissional de contingência responsável pela proposição de diretrizes para implementação de plano de ação para prevenção a Covid-19; e a contratação de uma consultoria clínica de saúde para analisar a rotina do negócio e orientar sobre modificações a serem feitas para garantir a segurança dos trabalhadores, entre outras recomendações.

Segundo o protocolo, todos os dias, cada colaborador receberá um kit sanitário com álcool em gel, água sanitária, sabão líquido para uso pessoal e máscaras em quantidade suficiente para proteção por todo o turno de trabalho, inclusive para serem usadas no trajeto de ida e volta. Não será permitida a entrada e nem a saída dos funcionários vestindo os uniformes da empresa. O fardamento deve ser colocado apenas no ambiente de trabalho. Ao fim do expediente, o colaborador deverá retirar a vestimenta de trabalho utilizada e levar para casa, devidamente embalada em saco plástico fechado, para a realização da lavagem.

Paula destacou que o Sinduscon-CE está com várias ações em parceria com o Sesi-CE. “Estamos realizando consultas virtuais com a telemedicina e acompanhando os trabalhadores em casa através de entrevistas por telefone, produzindo cartilhas informativas e com consultorias nos canteiros levando as orientações de medidas de proteção.  Temos inclusive, um número disponível para que nosso associado possa ligar, tirar suas dúvidas e receber orientações de especialistas”, frisou.

Saúde física e mental

As condições de saúde física e mental dos colaboradores também serão checadas periodicamente. Em caso de febre ou qualquer sintoma respiratório, os trabalhadores deverão comunicar imediatamente aos responsáveis. Todos os dias a temperatura deve ser aferida utilizando termômetro digital infravermelho.

Para garantir as condições sanitárias adequadas, será feita a higienização com a pulverização das instalações de uso comum no canteiro de obras; estabelecidos turnos diferenciados e alternados para as refeições, a fim de evitar aglomerações; organização do trânsito e a distribuição das turmas dentro do canteiro de obras, estabelecendo a regra de distanciamento social. Além disso, o fornecimento das refeições será em quentinhas e fica proibido o sistema de self service.

O protocolo inclui o reforço da conscientização dos trabalhadores sobre higiene pessoal e medidas de segurança para evitar a contaminação, para que estes possam implementar nos canteiros e estender o conhecimento aos familiares em casa. Será feita a entrega gratuita de material de higienização para que possam levar para a residência dos operários.

Atendimento médico remoto

O Sinduscon estabeleceu uma parceria com o Sesi para garantir atendimento médico remoto aos operários no canteiro de obras e um plano de trabalho de combate à infecção pela doença. O atendimento é realizado de forma personalizada, entre o colaborador e a equipe médica do Sesi, sempre que houver sintomas da Covid-19.

Atendimento via tele medicina

A parceria também inclui assessoria nos canteiros de obras, com levantamento de dados e orientações prévias telefone junto à equipe de profissionais do Sesi; visita técnica nos canteiros de obra com elaboração de um plano de ação com as medidas e orientações de prevenção; e reunião online para entrega do relatório do canteiro de obra. Além disso, também é feita a entrega de cartazes com orientações aos colaboradores.

“O esforço do Sinduscon-CE e das construtoras contribuirá para que o nosso setor siga sendo esta mola propulsora da economia cearense”, finalizou Paula Frota.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024