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20/02/2020

Serviço Social amplia atendimento aos trabalhadores da construção

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci Joinville) ampliará a oferta de serviços aos trabalhadores do setor em 2020 nas áreas de medicina ocupacional, assistencial e segurança do trabalho. O anúncio foi feito no dia 18, durante a inauguração da ampliação e reestruturação da sede, no bairro Bucarein.

A solenidade contou com as presenças de representantes da Prefeitura de Joinville, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Empresarial de Joinville (Acij), Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, sindicatos patronais e laborais de Joinville e região e empresários da construção civil.

Fundado em 1992 pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) e pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Joinville (Siticom) para atender aos colaboradores do setor, o Seconci atua nas áreas de medicina ocupacional, assistencial e de segurança do trabalho e mantém programas de atenção à saúde, qualidade de vida e redução de acidentes em canteiros de obras.

Em 2019, realizou 3.452 atendimentos ocupacionais, 17.781 exames complementares, 841 atendimentos assistenciais e 1.610 consultas odontológicas.

Visita às novas instalações (Foto: Divulgação)

Com a reestruturação da sede, o Seconci Joinville passa a oferecer mais de 60 serviços na área de medicina ocupacional, além de treinamentos, vistorias em obras, palestras, novos programas com foco em saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, assessorias em gestão de saúde e acompanhamentos de profissionais afastados, reabilitações e outras assistências.

De acordo com o presidente do Seconci Joinville, Jorge Luiz Correia de Sá, a crise econômica e os reflexos na indústria da construção civil não impediram o setor de continuar investindo em melhorias para os trabalhadores. “Não medimos esforços para garantir um atendimento de qualidade aos nossos 3.600 beneficiários. A evolução do serviço social da construção tem sido constante. Há cinco anos tínhamos 10% dos serviços que oferecemos hoje”, diz.

Além dos atendimentos próprios, o Seconci mantém convênios com o Sesi, clínicas de diagnóstico por imagem, laboratórios de análises clínicas e óticas. No ano passado iniciou uma parceria com a ACE para atendimentos de fisioterapia e palestras nas áreas de psicologia, direito social, terapia ocupacional e pedagogia.

No quesito segurança, lembra o presidente Jorge Sá, o Seconci tem sido referência na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com o ‘Programa Obra Mais Segura’, que vistoria o cumprimento das normas e capacita trabalhadores em canteiros de obras de Joinville para ampliar a segurança e reduzir os índices de acidentes de trabalho.

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