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18/12/2020

‘Inteligência Emocional’ encerra atividades da área de responsabilidade social em 2020

A área de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) encerrou, durante videoconferência nesta sexta-feira (18), as atividades de 2020 com destaque para um balanço das iniciativas realizadas no ano e uma palestra especial sobre ‘Inteligência Emocional como fator de sucesso no trabalho’.

Para a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes, o mercado de trabalho e a vida têm exigido, neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), inteligência emocional em todas as esferas da vida.

“2020 não podia terminar com uma pauta mais importante do que esta da Responsabilidade Social. A pandemia colocou holofotes nas desigualdades sociais e nos fez repensar a importância de cuidar das pessoas e da saúde”, menciona Gomes, resgatando palestra da filósofa Lúcia Helena Galvão Maia, durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), disponível na plataforma do evento, que propôs ‘reflexões sobre a necessidade da sociedade resgatar a humanidade’.

A palestrante Flavia Fernandes, mestre de cerimônia de eventos corporativos, destacou que inteligência emocional é um dos fatores de maior importância nos relacionamentos interpessoais, principalmente neste ano de pandemia, e apontou formas para obter melhores resultados no desenvolvimento pessoal e profissional. “A emoção é a base de tudo o que a gente enxerga, atrai e cria nas nossas vidas”.

“Ter a capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções e a das pessoas que estão à volta é o que fortalece e diferencia o profissional, porque é a inteligência emocional que consegue fazer com que ele mantenha a sua produtividade, em momentos de pressão e de crise, e tome iniciativas que mobilizem e incentivem o time para as metas traçadas”, disse, reforçando a importância da alegria, emoção que atrai tudo o que se deseja.

Balanço das atividades de 2020

Durante a reunião também foram avaliadas as ações da área no ano de 2020.

Dentre os projetos desenvolvidas pela CRS/CBIC, Ana Claudia Gomes destacou a pesquisa que a entidade está terminando para levantar o ‘Perfil das pequenas e médias empresas do setor da construção’ em todo o país, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). O objetivo é entender quais são as principais demandas e fragilidades dessas empresas e como a CBIC pode efetivamente contribuir para fortalece-las.

Também foram destacados os projetos do curso de EAD de ‘Ética e Compliance em tempos de crise’ e o ‘Desenvolvimento de Lideranças’, esse último com a participação de jovens das cinco regiões do país, extremamente engajados, que resultou na criação da pesquisa ‘Transformação Digital na Indústria da Construção’ e da Categoria Startup no Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, da Comissão de Materiais de Qualidade e Produtividade (Comat), e na realização de painel no Quintas da CBIC.

Além disso, Gomes citou o Mapeamento das Boas Práticas de Responsabilidade Social da CBIC durante a pandemia, que resultou em eventos regionais com apresentação de boas práticas de entidades e empresas do setor, e que está à disposição dos interessados, no site da entidade.

Os temas tratados durante à reunião têm interface com Projeto 01 – ‘Perfil das pequenas e médias empresas do setor da construção’, Projeto 02 – ‘Ética e Compliance em tempos de crise’, Projeto 03 – ‘Desenvolvimento de Lideranças’ e Projeto 4 – ‘Responsabilidade Social e a valorização do trabalhador’ da CRS/CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

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