Logo da CBIC
02/09/2021

ESG: tema de grande importância para a construção será debatido no 93º ENIC

Os convidados do Quintas da CBIC desta quinta-feira (2) debateram os conceitos de ESG – boas práticas ambientais, sociais e de governança. De grande relevância para o setor da construção, o tema será debatido no 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, afirmou que serão convidadas empresas ligadas à infraestrutura e ao mercado imobiliário para explicarem os ganhos que o setor tem ao adotar a cultura do ESG.

Martins abriu a live destacando a preocupação da entidade com o futuro. “As ações mostram que a CBIC tem uma preocupação com o futuro, de antever os movimentos que acontecerão, principalmente, para que as empresas e as pessoas saibam como se planejar”, afirmou.

Além disso, destacou que a entidade e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinaram, nesta quarta-feira (1º), o Acordo de Cooperação Técnica sobre Diretrizes de Investimentos Sustentáveis para o Desenvolvimento Regional. O objetivo do acordo é desenvolver atividades correlatas à produção, intercâmbio, difusão de informações, conhecimentos e boas práticas para a promoção de instrumentos de finanças sustentáveis aplicáveis aos planos e projetos vinculados à infraestrutura para o desenvolvimento regional.

Durante o evento online, a presidente da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, afirmou que o social e o ambiental chegaram à contabilidade. “Agora, além de ser importante para a sociedade e para as empresas, os conceitos trazem valor, um crédito mais barato e a gente tem uma atuação muito mais responsável das empresas. Também traz valor para a empresa, para o seu trabalhador, para a cadeia fornecedora e para a comunidade em que a gente atua”, disse.

O presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da entidade, Fernando Guedes, ressaltou que dentro da área social, a CBIC tem uma atuação muito forte. “Para mim, ESG é a materialização do propósito da empresa. É você conseguir transformar em indicadores as ações socioambientais e de governança que as empresas adotam para que isso seja mostrado para a sociedade por meio de relatório. Os players vão analisar os indicadores e cobrar das empresas a sua melhoria ou implementação”, afirmou.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, destacou que a CBIC tem realizado um grande trabalho nessa área. “Nós temos feito um trabalho muito grande nessa parte de certificações e de análises na parte de financiamento imobiliário em função de melhorar e dar velocidade em empreendimentos mais sustentáveis”, ressaltou.

Sobre os dias atuais, o presidente da CBIC afirmou que é fundamental que a engenharia traga temas de hoje e de grande relevância para o setor, como as práticas sustentáveis. “É muito importante para nós que o currículo de Engenharia esteja aderente à vida que a gente leva hoje. Quando eu me formei não era da época do BIM e do ESG”, reiterou.

Sarti enfatizou ser um período muito interessante de atração dos jovens em startups para trabalhar com inovação tecnológica e sustentabilidade. “Tudo que você faz hoje, a gente pensa em como posso utilizar tecnologia em favor disso. Isso está encantando os jovens, que hoje são cheios de propósitos”, disse.

O presidente da CMA ainda lembrou que a CBIC está trabalhando para incluir o tema do saneamento básico na COP 26. “Saneamento efetivamente é um tema de maior importância. O Brasil tem uma grande oportunidade, depois da aprovação do Marco do Saneamento, de dar uma virada nesse vergonhoso cenário que nós temos aqui na parte de esgoto e de resíduos sólidos”, concluiu.

Assista à transmissão na íntegra.

O evento tem interface com os projetos ‘Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’ por meio da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, ‘Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de SST/RT’ por meio da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). Também tem interface com o projeto ‘Desenvolvimento Sustentável na Indústria da Construção’ por meio da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024