Logo da CBIC
08/07/2020

Empresas colaboram com construção de laboratório de testes do coronavírus

A Prefeitura de Belo Horizonte, com apoio da ArcelorMittal, entregou à população, no dia 26 de junho, o Laboratório Municipal de Biologia Molecular, localizado no bairro Carlos Prates. O espaço de 123 m² – que será um importante aliado no combate ao coronavírus – permitirá a realização de testes diários da covid-19 e ampliará a rede de diagnóstico e de controle da doença na capital mineira. O espaço foi totalmente reformado pela ArcelorMittal. A obra teve início no mês de abril e abrangeu melhorias estruturais, elétricas, hidráulicas e térmicas.

Neste primeiro momento, o laboratório está realizando 320 testes diários, totalizando cerca de 1,5 mil testes/mês. São oito profissionais da área da saúde no atendimento aos pacientes e o espaço funciona de segunda à sexta das 7h às 19h. Além da oferta ampliada do exame, o laboratório ajuda a diminuir o tempo de espera para o diagnóstico da doença. No local são analisados os testes do tipo RT-PCR, efetivo para identificação do vírus na fase inicial da doença.

Além de processar os exames de residentes de Belo Horizonte, a unidade também é responsável por realizar as etapas iniciais do RT-PCR para outros laboratórios que compõem a rede conveniada da Fundação Ezequiel Dias (Funed). “O laboratório é mais um importante ganho para a população de Belo Horizonte, pois amplia a oferta de exames para covid-19, o que auxilia nas ações de enfrentamento à doença. Futuramente, no local serão realizados testes para diagnóstico de outros vírus, contribuindo para o planejamento dos trabalhos de prevenção e assistência às doenças respiratórias”, explicou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Inicialmente, o trabalho começa com a realização em menor escala e, gradativamente, será ampliado.  A realização dos exames na rede municipal reduzirá significativamente a demanda do laboratório da Funed, que, até o momento, processa os testes diagnósticos do coronavírus para todos os serviços públicos de Minas Gerais.

“A ArcelorMittal está mobilizada no combate à pandemia e é o momento de unirmos forças e trabalharmos em rede, colaborativamente. Com a entrega do laboratório, contribuímos diretamente na ampliação do atendimento de saúde à população de BH e na identificação rápida da doença”, afirma Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

A Aperam South America, empresa líder no Brasil na produção de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono, doou 1,2 toneladas de aço inox que será utilizado no revestimento das bancadas do laboratório. O material é essencial para garantir a assepsia correta do ambiente para que as equipes trabalhem com segurança, seguindo as normas de saúde e de manipulação de materiais genéticos.

Para Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam, a ajuda vai além do produto em si, mas traduz a dedicação da empresa e seus empregados para fazerem a diferença em meio a pandemia. “Temos atuado em diversas frentes solidárias nesse momento e o apoio na construção de algo que irá ajudar ativamente, e de forma efetiva, no combate ao vírus, através de uma ampliação da testagem molecular do vírus, é especial. Muito além do aço inoxidável, estamos doando segurança e acreditando na importância da ciência para vencermos esse momento desafiador” ressalta Ayres Lima.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024