Logo da CBIC
19/07/2021

Covid-19: Construção lança campanha de reforço às medidas de prevenção

O Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) e as demais entidades de empresas e de trabalhadores da construção paulista lançaram uma nova campanha de reforço às medidas de prevenção contra a Covid-19 nos canteiros de obras.

Sob o título “O bom exemplo da Construção”, a campanha disponibiliza um cartaz  que atribui a queda no índice de contaminações nos canteiros à “grande conscientização dos trabalhadores e à implementação das medidas sanitárias feitas pelas construtoras”.

“Por isso, a construção não parou, os empregos foram mantidos e novas obras estão começando. Parabéns aos trabalhadores e empresários da construção paulista”, completam os dizeres, destacando: “O importante é não baixar a guarda e continuar com todos os cuidados”.

Queda de casos confirmados 

Os casos confirmados de contaminação por Covid-19 nas obras do Estado de São Paulo caíram de 0,15% para 0,11% do contingente de trabalhadores, e os suspeitos oscilaram de 0,29% para 0,30%. Um óbito ocorreu, em São José dos Campos. Dois trabalhadores estavam em internação hospitalar.

Os dados foram apurados pela 60ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada semanalmente por SindusCon-SP e Seconci-SP.

A informação é de Yorki Estefan, presidente interino do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP. Eles reiteram a necessidade de reforço das medidas de proteção, ante a confirmação da circulação da variante delta da Covid-19, mais transmissível.

Nesta 60ª rodada, foram obtidas respostas de 50 empresas, responsáveis por 577 obras, envolvendo 37.149 empregos diretos e terceirizados, de 8 a 14 de julho.

Principais resultados da 60ª Pesquisa:

  • 0,30% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,11% afastados por confirmação da doença;
  • 577 obras em andamento e nenhuma parada;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 94% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP e realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.
  • 83% distribuem informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas da pesquisa:

Cinco últimas

51ª à 55ª   

46ª à 50ª

41ª à 45ª

36ª à 40ª   

31ª à 35ª   

25ª à 30ª   

19ª à 24ª   

13ª à 18ª  

7ª à 12ª

Seis primeiras  

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024