Logo da CBIC
24/04/2019

CBIC Jovem fortalece vínculo com a academia em evento nacional de estudantes de engenharia

Avança pelo país o trabalho do Grupo CBIC Jovem, criado com o objetivo de identificar e mobilizar novas lideranças e formar a futura geração da construção civil brasileira. Desde ontem (23) e até o próximo dia 26 de abril, integrantes do grupo participam do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (Enec), em Porto Alegre (RS).

Realizado em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sesi Nacional, o evento reúne cerca de 1.500 estudantes de engenharia civil de todo o país, proporcionando novas experiências e construindo, de forma dinâmica, pontes entre profissionais e estudantes.

Presente ontem (23/04) à mesa de abertura do Enec, a vice-presidente de Área da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS – antigo FASC) da entidade, Ana Claudia Gomes, além de apresentar a CBIC e suas iniciativas, destacou a importância das entidades empresariais na defesa de interesses do setor da construção e na busca de políticas, que atendam à indústria, e de novas tecnologias, bem como da união dos empresários e profissionais em busca de melhorias para a categoria.

A participação do grupo no evento, segundo Ana Claudia, busca fortalecer os vínculos da academia com a indústria, contribuindo para melhorar o conhecimento dos futuros profissionais e estimular a inovação no setor.

“Conseguimos impactar positivamente os estudantes a olhar os sindicatos e as entidades de uma classe de uma outra forma”, comemora a presidente da CRS/CBIC.

Ana Claudia Gomes, vice-presidente de Área da CBIC e presidente da CRS/CBIC no Enec, em Porto Alegre

O primeiro painel do evento contou com as participações dos jovens empresários Diogo Lopes Maldi (Sinduscon-GO), Felipe Holanda (Sinduscon-CE), Rafael Garcia (Sinduscon-RS) e Marcelo Montenegro (Sinduscon-CE), integrantes do grupo, que contaram suas trajetórias empresariais e as experiências nos sindicatos.

“Fizemos uma aproximação com os jovens para eles entenderem a importância do trabalho desenvolvido pelo sindicato e pela CBIC para o negócio e o meio profissional”, destacou Diogo Maldi, presidente do CBIC Jovem e representante do Sinduscon-GO no grupo, ressaltando que todo o tempo de trabalho doado a essas entidades acaba se refletindo de forma positiva no negócio.

Na avaliação do vice-presidente do Grupo CBIC Jovem, Felipe Holanda (Sinduscon-CE), a recepção dos estudantes à iniciativa apresentada foi muito positiva em termos de qualidade. “Um jovem falando para outro jovem suas experiências sempre enriquece e inspira de alguma forma”, apontou, destacando a importância da combinação existente entre a inovação dos jovens e a vivência dos mais experientes. Felipe Holanda é responsável pela implantação do projeto Sinduscon Jovem no Ceará. 

Grupo CBIC Jovem

O CBIC Jovem, que reúne jovens empresários do setor da construção, surgiu do projeto Desenvolvimento de Lideranças realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em correalização com o Sesi Nacional.

Um dos seus objetivos é aproximar os jovens do setor da construção da Academia para mostrar a importância das entidades representativas do setor, bem como demonstrar que os sindicatos também devem ser vistos como um lugar de networking.

O CBIC Jovem trabalha na capacitação de jovens empresários para que, no futuro, eles estejam preparados para assumir e conduzir o setor de construção. São 20 jovens de todas as regiões do País, indicados pelos respectivos sindicatos da indústria da construção (Sinduscon).

Encontro CBIC Jovem em Porto Alegre

A participação dos integrantes da CRS/CBIC no Enec faz parte de mais um encontro presencial do Grupo CBIC Jovem entre os dias 23 e 25 de abril, com a correalização do Sesi Nacional.

Cerca de 1.500 estudantes de engenharia civil participam do Enec, em Porto Alegre

Além de trabalhos internos, o grupo também acompanhará as seguintes palestras durante o Enec:

  • Como inovar na construção civil?
  • Smart Cities: empreendedorismo, gestão e inovação na construção civil
  • Colaboração como fonte de inovação no mercado imobiliário. Case do Cine Teatro Presidente, o primeiro empreendimento coliving do Brasil / Palestrante: Eduardo Keniger Pricladnitzki – Sócio da Wikihaus Inc.
COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024