Logo da CBIC
25/09/2020

A pandemia pode passar, mas o cuidado com a Saúde Mental deve continuar

Em razão da pandemia da Covid-19, fala-se muito sobre doenças psíquicas. Mas em momento normais também há necessidade de cuidar da saúde mental dos trabalhadores. Os números reforçam essa afirmação: 1 milhão de casos de suicídio por ano no mundo, 12 mil só no Brasil, sendo 96,8% dos casos relacionados a transtornos mentais.

Campanhas como o Setembro Amarelo potencializaram o cenário de pandemia, onde emoções como medo, ansiedade, luto e insegurança passaram, inevitavelmente, a fazer parte da vida das pessoas. Por outro lado, segundo o psicólogo e professor da FAE, Edgar Pereira Jr, o coronavírus criou condições tão difíceis que a saúde mental não pode mais ficar nas sombras.

“É importante observar que o tema só ganhou mais repercussão pela situação deste ano, mas já era um problema e uma tendência. A depressão é considerada o “mal do século” pela OMS. Os transtornos mentais já eram a terceira causa de afastamento no Brasil antes da pandemia e já causa muito prejuízo às organizações que não cuidam das condições preventivas e assistenciais de saúde mental”, ressalta o especialista.

 

Boas práticas podem mudar o cenário no trabalho

A conscientização no ambiente de trabalho pode acontecer com ações diversas:

  • eventos;
  • cartilhas;
  • campanhas educativas para estímulo do autocuidado e da auto percepção de estados emocionais dos próprios trabalhadores;
  • compartilhamento de informações sobre canais externos de ajuda.

Ações de humanização vão ser sempre favorecedoras de sentimentos de acolhida, de pertencimento, utilidade, reconhecimento e valorização, consequentemente, de bem-estar e saúde mental. Veja mais sobre o assunto.

(Com informações do Seconci-PR)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024