Logo da CBIC
19/08/2019

Trabalhadores do setor doam livros para comunidade carente de Goiânia

Gincana ambiental promovida em canteiros de obras de Goiânia/GO, além de despertar para conscientização sobre a importância da reciclagem, ajudará jovens e adultos atendidos em ação educativa do Projeto Associação Popular do Setor Buena Vista (Proap), na região Oeste da capital.

Durante um mês, 22 trabalhadores do Grupo Toctao nos canteiros de obras do Euro Park Residencial e do Residencial Porto Dourado, ambos localizados no setor Park Lozandes, competiram entre si para ver quem seria mais eficiente na separação dos resíduos recicláveis acumulados em casa. Eles levaram o material para a obra para que fosse dado destino ambientalmente adequado. Ao final dos 30 dias, foram arrecadadas quase duas toneladas de materiais reciclados. Porém, mais de 80% de todo o volume é composto por livros, apostilas, revistas, CDs e DVDs em condições de uso.

Representantes da associação receberam doação de livros (Foto: Divulação)

Todo esse material educativo será entregue à Proap por representantes dos colaboradores das duas obras do Grupo Toctao. A entidade comunitária fica na saída para Guapó e promove a alfabetização e o reforço escolar para idosos e adultos carentes da região. Com a doação, o projeto será ampliado e logo serão também atendidas crianças.

Os demais materiais arrecadados durante a gincana ambiental serão destinados à Cooperativa Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente (Cooper-Rama), que fica no Jardim Curitiba, em Goiânia.

“Esse desfecho traz um grande ensinamento para todos nós, do quanto temos objetos que continuam sendo úteis mesmo que não nos sirva mais. Estamos na era do compartilhamento e isso tem de ser cada vez mais reforçado”, diz Cinthia Martins, gestora ambiental do Grupo Toctao e uma das organizadoras da gincana ambiental.

Campeão da gincana se surpreende com volume arrecadado

O almoxarife José Cláudio Rocha de Sousa foi o colaborador que mais contribuiu com doações no canteiro de obras do Europark Residencial. Ele disse que se surpreendeu com o volume de material arrecadado e não imaginava que a maioria seria de livros.

“Fiquei surpreso com o resultado. Só eu levei mais de 200 livros e cadernos, além de CDs e DVDs que estavam estocados na minha casa, além de alguns que peguei com a minha mãe e meu irmão”, revela.

José Cláudio é pai de duas meninas, uma de 15 e outra de seis anos. Ele conta que a maioria do material foi utilizado por suas filhas e estava guardado em casa sem muita utilidade. Segundo o operário, agora, ele e as filhas se sentem gratificados em contribuir com o meio ambiente e ao mesmo tempo ajudar quem precisa.  Segundo o almoxarife, que ganhou um prêmio em dinheiro da empresa por ter sido o que mais levou material reciclado para a obra, o benefício é muito maior, pois o aprendizado ambiental que teve foi compartilhado com as filhas.

“Já ensino a consciência ambiental para elas, e por isso me ajudaram muito na gincana. A mais nova, por exemplo, sai recolhendo garrafas em casa e todo lugar para eu levar para o trabalho”, afirma.

(Com informações do Grupo Toctao) 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024