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17/12/2021

Saiba como o CBIC Jovem pode auxiliar na capacitação dos operários do setor

Em busca de soluções para que, de forma branda e amigável, o setor da construção possa mostrar para seus trabalhadores que a tecnologia veio para incluí-los digitalmente, o Grupo CBIC Jovem decidiu criar uma espécie de “Assistente Virtual” para os operários do setor da construção encontrarem conteúdos técnicos confiáveis sobre os assuntos que dizem respeito às suas ocupações.

A ideia é ter uma ferramenta para ajudar/ensinar o trabalhador do setor de forma que ele encare a tecnologia como aliada e não como ameaça.

O objetivo, segundo a líder jovem do projeto, a engenheira civil Heloísa Barbosa de Resende, é proporcionar soluções para auxiliar na capacitação e inclusão digital dos operários da construção civil.

O projeto está na fase das etapas de Descoberta e Validação. “Descoberta, pois seguimos entrevistando o nosso público-alvo (operários e engenheiros) para obter mais dados sobre seus principais desafios e dificuldades no quesito capacitação. Validação, pois temos em andamento um protótipo com mais de 60 playlists no YouTube e mais 130 vídeos devidamente curados”, menciona a responsável pelo projeto.

Em nosso protótipo, através de um link, o operário acessa a solução e é convidado a fazer escolhas com base na árvore de opções. Conforme as escolhas dos usuários, eles são conduzidos a uma playlists de vídeos do YouTube que foram devidamente curados para auxiliá-lo no entendimento do tema final escolhido. Caso o usuário não tenha encontrado o tópico desejado, ele pode responder a solução explicando a sua dúvida por escrito, áudio ou vídeo.

Próximos passos

Com o auxílio das entrevistas e uma vez validado o protótipo, o próximo passo é de estruturação de MVP (mínimo produto viável).

Após a estruturação do MVP, a entidade seguirá com a fase de divulgação da solução.

“Após o MVP consolidado, o grupo entende que uma evolução possível do projeto é utilizar Inteligência Artificial para transformar o nosso Assistente Virtual em um chatbot. Aumentando a interação, dinamismo e melhorando usabilidade do usuário”, diz.

A iniciativa tem interface com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

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